Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Regulamento para as Finais de 3 posições, Para Homens e Damas


Os Atletas que participam desta modalidade, devem ficar atentos às mudanças na
ordem das posições de tiro, tanto nas rodadas das Eliminatórias e Qualificação: Regra
7.7.1  - 50m and 300m 3 Positions events must be fired in order:
Kneeling – Prone – Standing.

Nos eventos de carabina 3 posições, 50m e 300m, os tiros deve ser disparados
na seguinte sequencia - JOELHO, DEITADO e  PÉ


6.17.3 FINALS – 50M RIFLE 3 POSITIONS MEN AND WOMEN
6.17.3  FINAIS – 50m CARABINA 3 POSIÇÕES PARA MOMENS E DAMAS




FORMATO FINAL
A Final consiste de 15 tiros de competição em cada posição, de joelho, deitado e de pé disparado nesta ordem. As Finais iniciam com 3 x 5 tiros de joelho (três séries de cinco tiros) na posição de joelho com um tempo limite de 200seg. por série. Depois de sete (7) min. para troca de posição e ensaio, os finalistas disparam 3 x 5 tiros na posição deitado com um tempo limite de 150 seg. por série. Depois mais nove minutos para troca de posição e ensaio, em Pé, os finalistas disparam duas séries de cinco (5) (2 X 5) tiros em 250 seg. em cada série. Os dois finalistas pior classificados serão eliminados depois dos 10 tiro (2 x 5) na posição em pé. Os finalistas continuarão com 5 tiros simples na posição em Pé, cada um disparado no tempo limite de 50 seg., sendo eliminado após cada disparo o pior classificado, até que o último tiro decida quem será o vencedor da medalha de ouro. São disparados um total de 45 tiros de Final.


ALVOS
Devem ser utilizados dez (10) postos de Alvos de Contagem Eletrônica (EST). O primeiro e o décimo devem ser reservados como alvos reservas (A e B). Os outros oito (8) alvos serão utilizados como postos de tiro, numerados de um (1) a oito (8). Cada finalista ocupará um posto de acordo com sua classificação na rodada de Qualificação, iniciando na esquerda para direita.



PONTUAÇÃO
A pontuação será pelo sistema de decimais. Cumulativamente a totalização nas Finais determinará a classificação final, com os empates decididos com tiros de desempate (“shoot-off).
Deduções por violações ocorridas antes do primeiro tiro de competição deve ser aplicado ao valor do primeiro tiro de competição. Dedução por outra penalidade deve ser aplicada no valor do tiro onde ocorreu a violação.

ARRUMAR O EQUIPAMENTO NO POSTO DE TIRO
20:00 min. antes
Atletas ou treinadores dos atletas devem ter a permissão de colocar as carabinas e equipamentos nos postos de tiro, não menos do que 20 minutos antes da hora do início. Todas os acessórios e equipamentos da arma, necessários para atender as mudanças de posições devem ser mantidas numa única caixa (com dimensões máximas TBD) e que deve permanecer no posto de tiro do atleta durante as Finais. Caixa de arma e recipientes de equipamentos não deve ser deixado nas áreas de circulação dos atletas e oficiais (FOP)
PREPARAÇÃO E ENSAIO

POSIÇÃO DE JOELHO

5:00 min.

Iniciar 12:00 min. antes
O CRO chamará os finalistas para a linha de tiro doze (12) min. antes da hora do início pelo comando “ATHLETES TO THE LINE.” Depois de serem chamados para os seus Postos, os finalistas podem manusear suas armas, entrar na posição de joelho e manter posição ou exercícios de mira, mas não devem remover a bandeira de segurança nem dar tiro em seco.

Depois de dois minutos o CRO dará inicio ao tempo conjunto de Preparação e Ensaio pelo comando “FIVE MINUTES PREPARATION AND SIGHTING TIME.. START.” Depois desse comando os finalistas podem remover a bandeira de segurança, dar tiros em seco e disparar um número ilimitado de tiros de ensaio.

30 seg. antes do final do tempo de Preparação e ensaio, o CRO dará o comando “30 SECONDS.”.

Após os 5 min., o CRO deve comandar “STOP.... UNLOAD.”.

Nenhum valor de impacto deve ser anunciado durante os tiros de ensaio. Após o comando de STOP... UNLOAD, os finalistas devem descarregar sua Carabina e inserir a bandeira de segurança para a apresentação dos Atletas. Um oficial do Estande deve verificar se as culatras das armas estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas
APRESENTAÇÃO DOS FINALISTAS

2:00 min. antes
Depois que a segurança das armas foi verificada, o Locutor fará a apresentação dos finalistas, do CRO e do Membro do Júri Responsável, de acordo com a Regra 6.18.1.9. Os atletas devem permanecer na posição durante a apresentação, somente nas Finais de 3 Posições, mas espera-se que os atletas virem a cabeça em direção ao público e para a câmara de TV usada durante as apresentações. Informações biográficas adicionais, e fotos de cada finalista, devem ser apresentadas durante as mudanças de posições e períodos de ensaio.
POSIÇÃO DE JOELHO
TIROS DE COMPETIÇÃO

3 x 5
(3séries de 5tiros)

Tempo limite para cada série 200 sec.

Tiros de competição inicia  0:00 min.
Imediatamente após a apresentação o CRO dará o comando FOR THE FIRST COMPETITION SERIES... LOAD.” Depois de cinco (5) seg., o CRO comandará “START”.

Os finalistas terão 200 seg. para dispararem cinco (5) tiros. Um relógio com contagem regressiva, mostrando o tempo restante, em segundos, deve ser visível no monitor (EST) de cada atleta. Se o relógio de contagem regressiva não puder ser visualizado pelos finalistas, nos seus postos de tiro, o CRO deve anunciar “TEN” and “FIVE” para indicar o tempo restante em cada série.

Aos 200 seg. ou após todos finalistas terem disparado cinco (5) tiros, o CRO deverá comandar “STOP”.

Imediatamente depois do comando “STOP”, O Locutor fará comentários, por cerca 15 – 20 seg., sobre a classificação dos finalistas e pontuações notáveis. Não serão anunciadas as pontuações individuais.

Imediatamente depois de o Locutor terminar, o CRO dará o comando FOR THE NEXT COMPETITION SERIES, LOAD”.

Depois de cinco (5) seg., o CRO comandará “START”.

Aos 200 seg. ou após todos finalistas terem disparado cinco (5) tiros, o CRO deverá comandar “STOP”.

Imediatamente depois do comando “STOP”, O Locutor fará comentários, por cerca 15 – 20 seg., sobre a classificação.

Imediatamente depois de o Locutor terminar, o CRO dará o comando FOR THE NEXT COMPETITION SERIES, LOAD”.

Depois de cinco (5) seg., o CRO comandará “START”.

Aos 200 seg. ou após todos finalistas terem disparado cinco (5) tiros, o CRO deverá comandar “STOP... UNLOAD”. Um oficial do Estande deve verificar se as culatras das armas estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas



MUDANÇA DE POSIÇÃO E ENSAIO

DEITADO

7:00Minutos
Imediatamente após o comando “STOP... UNLOAD”.  O CRO dará inicio ao processo de Mudança de Posição e período de Ensaio combinados, pelo comando “SEVEN MINUTES CHANGEOVER AND SIGHTING TIME... START”. Após esse comando os finalistas podem manusear suas armas e prepara-las para a posição deitado, entrar na posição deitado, remover a bandeira de segurança, tiro em seco e disparar um numero ilimitado de ensaio.

Depois de iniciada a mudança de posição o Locutor fará comentários sobre a classificação e pontuações obtidas na posição de joelho pelos finalistas. O Locutor pode usar esse tempo para apresentar as imagens e informações biográficas sobre cada finalista.

30 Seg. antes do final do processo de mudanças e Ensaio, o CRO deve comandar “30 SECONDS”.

Depois de sete (7) minutos, o CRO comandará “STOP”. Será então seguido de uma pausa de 30 seg. enquanto o Oficial Técnico prepara os alvos para os tiros de
COMPETIÇÃO.

POSIÇÃO DEITADO
TIROS DE COMPETIÇÃO

3 x 5
(3séries de 5tiros)

Tempo limite para cada série 150 sec.


Após 30 seg. o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COMPETITON SERIES...LOAD”. Depois de 5 seg. o CRO comandará “START”.

Os Finalistas terão 150 seg. para disparar cada série de cinco (5) tiros de COMPETIÇÃO na posição deitado.

Os mesmos procedimentos de comando e sequencia dos anúncios continuarão até que os finalistas completem 3 x 5 tiros na posição deitado.

Após a terceira série, o CRO dará o comando “STOP...UNLOAD”. Um oficial do Estande deve verificar se as culatras das armas estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas.




MUDANÇA DE POSIÇÃO E ENSAIO

POSIÇÃO EM PÉ

9:00Minutos
Imediatamente após o comando “STOP... UNLOAD”. O CRO deve iniciar o processo de Mudança de Posição combinado com o período de Ensaio pelo comando “NINE MINUTES CHANGEOVER AND SIGHTING TIME...START”. Após esse comando os finalistas devem ajustar suas armas para prepara-las para a posição em Pé, entrar na posição em Pé, remover a bandeira de segurança, tiro em seco e disparar um numero ilimitado de ensaio.

Depois de iniciada a mudança de posição o Locutor fará comentários sobre a classificação e pontuações obtidas pelos finalistas, após as posições de joelho e deitado.
30 Seg. antes do final do processo de mudanças e Ensaio, o CRO deve comandar “30 SECONDS”.

Depois de nove (9) minutos, o CRO comandará “STOP”. Será então seguido de uma pausa de 30 seg. enquanto o Oficial Técnico prepara os alvos para os tiros de PROVA.



POSIÇÃO EM PÉ
COMPETIÇÃO

2 X 5 SÉRIES DE DISPAROS

5x1 tiros

Tempo limite
250 seg. para cada série de 5 tiros, 50 seg. para cada tiro individual.
Após 30 seg. o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COPETITON SERIES...LOAD”. Depois de cinco (5) seg. o CRO comandará “START”.

Os Finalistas terão 250 seg. para disparar cada série de cinco (5) tiros de PROVA na posição em Pé

Os mesmos procedimentos de comando e sequencia dos anúncios continuarão até que os finalistas completem duas (2) séries de Cinco (5) tiros na posição de Pé

Depois que o CRO comandar “STOP” após o final da segunda série, os finalistas classificados em 8º e 7º lugar, serão eliminados. O Locutor identificará os eliminados e informará o resultado.

Imediatamente após o Locutor tenha terminado, o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COMPETITON SHOT, LOAD”.
Após cinco (5) seg., o CRO anunciará “START”.

Os finalistas terão 50 seg. para disparar cada tiro individual. A informação sobre a contagem regressiva do tempo restante deve continuar a disposição do atirador (visível)

Aos 50 seg. ou depois que todos finalistas tenham disparado seu tiro, o CRO dará o comando “STOP”. O Locutor identificará o atleta a ser eliminado e informará o resultado.

O CRO e Locutor continuarão essa sequencia de comando e anúncios até que no último tiro decida quais os vencedores das medalhas de ouro e prata.
ELIMINAÇÃO
Os finalistas com os menores resultados são eliminados após a segunda série na posição de Pé (total de 40 disparos, 8ª e 7ª lugar). Um atleta, com menor pontuação, será eliminado depois de cada tiro conforme segue:
Depois de 41 tiros – 6º lugar
Depois de 42 tiros – 5º lugar
Depois de 43 tiros – 4º lugar
Depois de 44 tiros – 3º lugar (vencedor da medalha de bronze)
Depois de 45 tiros – 2º e 1º lugares (vencedores das medalhas de prata e ouro)

Quando o atleta é eliminado, ele deve inserir a bandeira de segurança na sua carabina, coloca-la na bancada e sair da linha de tiro. Um Oficial do Estande deve verificar se a culatra está aberta com a bandeira de segurança inserida.
DESEMPATES
Se houver empate entre atletas de menor pontuação, para serem eliminados, os atletas deverão disparar tiros adicionais de desempate até que haja o desempate. Para tiros de desempate o CRO devera anunciar imediatamente o sobrenome dos atletas empatados e proceder ao desempate pela forma normal de tiro comandado. O locutor não deverá tecer comentários até que o desempate seja decidido.

PROCEDIMENTOS FINAIS
Depois que os dois (2) finalistas remanescentes disparam o seu último tiro, e se não houver empate ou nenhum protesto, o CRO deverá anunciar “RESULTS ARE FINAL”.

O Locutor dará imediatamente o conhecimento dos ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze.
MUDANÇA DE POSIÇÃO
Os atletas não devem iniciar o processo de mudança de posição até que o comando de START” para as mudanças de posição e tiros de ensaio seja proferido pelo CRO. Será dada uma advertência para a primeira violação. Dois pontos de penalização serão aplicados para ao primeiro tiro da série seguinte, na segunda violação.


Tradução por Thom Erik Syrdahl
Fonte; - Novo Regulamento de Tiro da ISSF
Dúvidas, consultar por E-mail  thomerik@gmail.com

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Olena Kostevych, a linda Rainha do Tiro Esportivo Mundial


Olena Kostevych, a melhor atiradora do mundo segundo o Ranking da ISSF.
Primeira em Pistola de Ar 10m. e terceira em Pistola 25m para mulheres, além de
 ter conquistado duas medalhas de bronze da Olimpiada de Londres.



Artigo escrito por Fernanda Ramos, admiradora de Olena Kostevych, de quem se 
tornou muito amiga. Fernanda foi a  responsável pela  vinda da Olena ao Brasil.


Porque Olena Kostevych é a maior atleta do tiro esportivo, e uma das melhores atletas do mundo.
A primeira vez em que observei Kostevych atirando foi através do vídeo da final das Olimpíadas de Atenas, que aconteceu em 2004. Ela estava em oitavo lugar, e, a cada tiro, foi conquistando mais posições, até que definiu, através de um shoot-off contraJasna Šekarić, seu título de campeã olímpica, aos 19 anos de idade. Em 2002, em Lahti, Finlandia, com 17 anos, no Campeonato Mundial ela recebeu sua primeira medalha de ouro em Pistola de Ar 10m

Após um breve recesso, Kostevych voltou a atirar em grande estilo, tendo sido considerada a atiradora do ano em 2011. Em 2012, ela através de sucessivas competições e vitórias, passou também a praticar a disciplina de 25 metros, pistola sport (sua especialidade é Pistola de Ar a 10 metros.). Em Milão, logo após trocar de equipamento (pasou a utilizar uma Pardini para a pistola sport), ganhou 2 ouros. Daí em diante, consecutivas vitórias, 2 bronzes em Londres. Na final da temporada de 2012, em Bangkok, onde só participa a elite de tiro, sagrou-se campeã mundial em Pistola de Ar.
Convidei Kostevych para que viesse ao Brasil participar da Final do Campeonato Brasileiro como convidada hors-concours. Generosamente, aceitou. Chegou na sexta feira, dia 23, após 15 horas de vôo, e, 5 horas depois, estávamos no CNTE para que ela ajustasse a pistola que providenciei para ela e então ficasse adequada ‘as suas necessidades. Demonstrando um enorme conhecimento sobre todo o mecanismo da pistola, em pouco tempo colocou seu grip, ajustou tudo. No dia seguinte fez 390 pontos, atirando como se fossem as novas regras da ISSF, que reduziu em o tempo de duração da prova. Em nada isso afetou sua performance. Extremamente profissional, os brasileiros puderam testemunhar, de perto, o símbolo da competência no tiro esportivo.
‘A parte seu desempenho, vem a personalidade de Kostevych. É uma pessoa que não faz absolutamente nenhum alarde sobre sua posição de melhor do mundo. Ela não tem a menor dúvida que é a melhor, mas ao invés de demonstrar qualquer sinal de arrogância, gosta de conhecer as pessoas, trata todos de igual para igual, tem interesses simples, jamais reclama de absolutamente nada, sempre faz questão de deixar todos que estiverem ‘a sua volta bem confortáveis.

Esta é a diferença entre os medíocres e os gênios. Medíocres podem ter um momento de glória, e alardear para o mundo seus feitos. Kostevych, na condição de gênio, procura dividir com as pessoas apenas a alegria de poder viajar pelo mundo atirando, dedica-se integralmente ‘a atividade, quando viaja, não hesita em mostrar fotos dos lugares que conhece, sempre de uma forma absolutamente singela e delicada. Como se ela desejasse que várias outras pessoas pudessem ter as mesmas oportunidades.
Muito elegante, conversa sempre com um tom de voz doce, tem uma certa timidez injustificável, talvez por algum desconforto em saber que é a melhor, e não querer que as outras pessoas se sintam intimidadas por sua presença.
É aberta a novas experiências, interessa-se em conhecer a diversidade cultural que existe entre as diversas partes do mundo, e procura transmitir isso para seus interlocutores.
Aqui no Brasil, teve a bondade de dar uma entrevista para o documentário que está sendo feito sobre o tiro esportivo. Após a primeira tomada, houve um problema técnico. Ela não hesitou em se dispor a fazer tudo de novo. Sempre com um sorriso no rosto. Sempre demonstrando alegria por estar ali, com a gente.
Portanto, todo seu sucesso, toda sua beleza, suas consecutivas vitórias, são mais do que merecidas. E ela é a única pessoa responsável por todas essas coisas boas que acontecem em sua vida.
Que sirva de exemplo aos nossos atletas. Ela tem muito para ensinar.


Olena fez uma demonstração de tiro com uma Pisla de Ar emprestada no CNTE
e mostrou porque é a melhor, fez 390 pontos.


Fernanda Ramos Wrote these Article

Why is Olena Kostevych the greatest athlete of the shooting, and one of the world's best athletes?

The first time I saw Kostevych was through a shooting video of the Final during the Olympics in Athens, which happened in 2004. She started in eighth place and after every shot she started gaining positions until the end and finished tied with Jasna Šekarić, the greatest female shooter at that time. Through a shoot-off against Jasna Šekarić, she won her first title of Olympic Champion at 19 years old. In 2002, in Lhati, during the WCH, with 17 years, Olena won her first important gold medal in 10m Air Pistol.

After a brief recess, Kostevych returned to shoot in a big style, and was considered the shooter of the year in 2011. In 2012, through successive competitions and victories, she also began to practice the discipline of 25 meters Sport Pistol (her specialty has always been Air Pistol 10 meters.). In Milan WC 2012, after exchanging equipment (started to use Pardini for Sport Pistol), she won 2 gold medals. Thereafter, 2 bronze medals in London Olympic Games . At the end of the 2012 season, in Bangkok, where only the best shooters are invited, she became World Champion in Air Pistol.

I invited Kostevych to come to Brazil to participate in the Brazilian Championship Final as a guest hors-concours. Generously she accepted. Olena Arrived on Friday, April 23, after 15 hours of flying, and five hours later we were in CNTE Shooting Range, so she arranged to adjust the gun, I borrow to her, and to become right to her needs. Showing a great knowledge about the whole mechanism of the gun, she adjusted the grip and all perfectly set for her. In the next day she shot 390 points, made by shooting as if the ISSF new rules, which reduced 1/3 of the shooting time. In no way did it affect her performance. Extremely professional, Brazilians fans could witness, up close, the symbol of competence in Shooting Sport.


Apart of her performance, comes Kostevych’s personality. She s a person who does absolutely no fanfare about her best position in the world. She has no doubt who is the best, but instead of showing any sign of arrogance, enjoy meeting people, treats everyone as equals, have simple interests, never complains about absolutely nothing, always makes sure to let everyone to feel very comfortable around her.



This is the difference between the mediocre and the genius. Mediocre can have a moment of glory and flaunt their achievements to the world. Kostevych, even being a genius athlete, she is always looking only to share with people the joy of being able to travel the world shooting, dedicated entirely to the activity when traveling, do not hesitate to show photos of places she knows, always being absolutely simple and delicate. As she wished that many other people could have the same opportunities.

Very elegant, always speaking with a sweet voice has certain shyness, maybe some discomfort in knowing that she is the best, but she doesn’t want to other people feel intimidated by her presence.


She is open to new experiences and is interested in knowing the cultural diversity that exists among the various parts of the world, and try to transmit this to the conversant

Here in Brazil, she was kind enough to give an interview for the documentary being made about the shooting sports. After the first shot, there was a technical problem. She did not hesitate to be willing to do it all again. She was always with a smile on her face and demonstrating joy to be there with us.

So all her success, her beauty and her consecutive victories is very well deserved. And she is the only person responsible for all these good things that happen in her life.

For us, she is serving as an example to our athletes.
She has a lot to teach.

Posted by Thom Erik Syrdahl

domingo, 25 de novembro de 2012

Novos Regulamentos para as Finais Olímpicas do Tiro Esportivo

Prezados Leitores


Ontem comecei a tratar das novas regras de tiro que entrarão em vigor a partir de janeiro e, como já mencionei na matéria passada, o assunto que mais desperta a curiosidade dos atiradores e técnicos é na nova formatação das Finais Olímpicas. Provavelmente, muitos já fizeram o Down Load do novo regulamento que já está a disposição em Inglês no site da ISSF.

Como a matéria é muito extensa, devo postar as traduções por parte, da mesma maneira como o regulamento da ISSF dividiu o assunto, veja como foi dividido:

6.17.2       FINAIS 10M CARABINA E PISTOLA DE AR PARA HOMENS E DAMAS
             50M PISTOLA HOMENS E 50M CARABINA DEITADO HOMENS
6.17.3         FINAIS 50M CARABINA 3 POSIÇÕES HOMENS E DAMAS
6.17.4         FINAIS 25M PISTOLA TIRO RÁPIDO HOMENS
6.17.5        FINAIS 25M PISTOLA DAMAS

Hoje trataremos da Regra 6.17.3, mas antes vou acrescentar uma alteração no processo de pontuação de Carabina de Ar (homens e Damas) e 50m Carabina Deitado Homens, que não está no regulamento ainda, mas, a ISSF vai colocar em prática nas Copas Mundiais de 2013 a título de experiência para depois decidir se será oficializado no livro de Regras. Leia com atenção, pois é importante e, para mim, parece ser uma forma justa para de selecionar os melhores atiradores para as Finais

Pontuação por decimais para Carabina de Ar 10m e Carabina Deitado 50m. Com tantos atletas altamente qualificados competindo nestes eventos, hoje, tornou-se ainda mais importante ter Competições de Qualificação que realmente promovam os melhores atletas para as finais. Muitos oficiais da ISSF, atletas e treinadores reconhecem que, na carabina de ar e nos eventos de Carabina 50m deitado, onde há tantas altas pontuações, a sorte se torna um fator muito grande na determinação de quem vai para as finais. Nestes eventos, pode acontecer que um grande número de atiradores, como cerca de 15 ou 20 estão com uma diferença de 1 ponto de conseguir ou não a classificação para a Final. Aquele ponto é frequentemente uma questão de um tiro que marca  10.0 ou  9,9, a diferença entre fazer ou não fazer uma final pode ser inferior a um quarto de um milímetro naquele único tiro. A pontuação decimal praticamente elimina o papel decisivo que um tiro próximo pode ser determinante para decidir os finalistas e fornece uma maneira muito mais precisa para apontar os melhores atiradores na qualificação.

A ISSF planeja usar pontuação decimal nos eventos de Carabina de Ar 10m para homens e mulheres  e  Carabina deitado 50m para homens nas  Copas do Mundo de 2013. Ao final da temporada dos campeonatos de 2013, será feita uma avaliação e  decisões serão tomadas sobre a  possibilidade de usar pontuação decimal permanentemente para esses eventos ou  usar  a pontuação decimal para todas as competições eliminatórias e qualificação de 10m e 50m.  Pontuação decimal requer alvos de marcação eletrônico ou equipamentos eletrônicos de pontuação para alvos de papel. As Federações ou clubes de tiro não são obrigados a usar a pontuação decimal, mas muitos dos que têm pontuação eletrônica disponível vão descobrir que ele acrescenta imparcialidade e interesse a esses eventos.

       FINAIS – 10M CARABINA E PISTOLA DE AR PARA HOMENS E MULHERES,
                50M PISTOLA HOMENS E 50M CARABINA DEITADO HOMENS



FORMATO DA FINAL
As Finais consistem de duas (2) séries de três (3) tiros de competição cada disparada num tempo limite de 150 seg. ou, 100 seg. por cada série de Carabina Deitado a 50m. (3+3 tiros). As duas séries devem ser seguidas por 14 tiros de competição disparados separadamente, sob comando, num tempo de 50 seg. ou 30 seg. para Carabina deitado 50m. A partir do oitavo tiro, o finalista com menor escore começará a ser eliminados e as eliminações continuarão a cada dois (2) disparos até que as medalhas de ouro e prata sejam definidas. Haverá um total de vinte (20) tiros nas Finais

ALVOS
Dez (10) postos de alvos eletrônicos serão utilizados. O primeiro e o décimo alvo são designados como alvos reservas (A e B). Os outros oito (8) alvos serão designados como postos de tiro de um (1) a oito (8). Cada finalista ocupará um posto, a partir da esquerda para a direita, de acordo com sua classificação na Qualificação.

RESULTADOS
A apuração dos resultados nas Finais é feito pela contagem dos décimos de cada zona de pontuação (decimal) do respectivo alvo. Cumulativamente o resultado total das Finais define o ranking final, com a quebra dos empates de acordo com o valor do “shoot-off”.
Deduções por violações ocorridas antes do primeiro tiro de competição deve ser aplicado ao valor do primeiro tiro de competição.
Deduções por outras penalidades devem ser aplicadas ao valor do tiro no qual ocorreu a violação
INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE TIRO NOS POSTOS

20:00min. antes
Atletas ou treinadores dos atletas devem ter a permissão para colocar as armas e equipamentos nos postos de tiro, não menos do que 20:00 min. antes da hora do início da competição. Caixas de armas e embalagem dos equipamentos não devem ser deixados no ambiente de competição do estande de tiro.


CARABINA.

PERIODO DE AQUECIMENTO

18: OO min. antes
O CRO chamará os atletas para a linha de tiro dezoito (18) minutos antes da hora do início pelo comanto “ATHLETES TO THE LINE”.
Depois de dois (2) min. Iniciará a combinação de Preparação e Ensaio pelo comando “EIGHT MINUTES PREPARATION AND SIGHTING TIME.... START.” Durante esse tempo, os finalistas podem disparar um numero ilimitado de tiros de ensaio.
30 seg. antes do termino do tempo de Preparação e Ensaio, o CRO dará o comando de “30 SEGUNDOS”.
Após os 8 minutos, o CRO comandará “STOP... UNLOAD.”
Nenhum resultado será anunciado durante os tiros de ensaio.
Após os comandos “STOP.... UNLOAD”, os Finalistas devem descarregar suas carabinas, inserir as bandeiras de segurança, deita-las ou coloca-las na bancada e virar de frente para o público para a apresentação. O Oficial do estande deve verificar se as culatras estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas.


PISTOLA

PERIODO DE AQUECIMENTO

13:00 min. antes

O CRO chamará os atletas para a linha de tiro treze (13:00) minutos antes da hora do início pelo comando “ATHLETES TO THE LINE.”
Depois de dois (2) min. O CRO dará início à combinação de Preparação e Ensaio pelo comando “FIVE MINUTES PREPARATION AND SIGHTING TIME... START.” Durante esse tempo os atletas podem disparar um numero ilimitado de tiros de ensaio.
30 seg. antes do final do tempo de Preparação e Ensaio, o CRO deve anunciar “30 SECONDS.”
Após os 5 minutos o CRO dará o comando de “STOP.... UNLOAD.”
Nenhum resultado deve ser anunciado durante os tiros de ensaio.
Depois do comando “STOP... UNLOAD,” os finalistas devem descarregar suas pistolas, inserir a bandeira de segurança e coloca-las na bancada e virar de frente para o público para serem apresentados. Um Oficial do Estande deve verificar se a culatras estão abertas com a bandeira de segurança inserida.
APRESENTAÇÃO DOS FINALISTAS
5:00 min. antes
Depois de checadas as armas dos finalistas, o locutor apresentará os atletas, o CRO e o Membro do Júri responsável de acordo com a Regra 6.17.1.11.

TEMPO FINAL PARA ENSAIO

(SOMENTE CARABINA)
Imediatamente após a apresentação o CRO deverá comandar “TAKE YOUR POSITIONS.” Após 30 segundos o CRO comandará “FINAL SIGHTING TIME... START.”.
30 seg. antes do final do tempo de ensaio o CRO deve comandar “30 SECONDS.”.
Depois dos 2 min. O CRO comandará “STOP.” O Oficial Técnico, nesse instante, deve aprontar os alvos para os tiros de competição.

TEMPO FINAL DE PREPARAÇÃO

(SOMENTE PISTOLA)
Imediatamente após a apresentação, o CRO deve comandar “TAKE YOUR POSITIONS.”
Os alvos e o Quadro de resultados devem ser preparados para os tiros de competição.
Após 60 seg. o CRO dará início aos comandos para a primeira série de competição.
1º ESTÁGIO DE COMPETIÇÃO

2x3 TIROS

Tempo limite:
150 seg. para cada série.
O CRO comandará “FOR THE FIRST COMPETITION SERIES... LOAD.” Depois de 5 seg., o CRO comandará “START.”
Os Finalistas terão 150seg. para disparar três (3) tiros. Um relógio de contagem regressiva mostrando o tempo restante em segundos deve ser mostrado no monitor de cada finalista. Se esse relógio de contagem regressiva não for visível no posto de tiro de cada atirador, o CRO deve anunciar “TEN” and “FIVE” para indicar o tempo restante em cada série.
Aos 150 seg. (100 seg. para carabina deitado) ou depois que todos finalistas dispararam os três tiros, o CRO deve comandar “STOP.”



Os tiros de competição iniciam aos 0:00 min.
Imediatamente após o comando “STOP” o Locutor fará um comentário de 15 a 20 seg. da classificação atual dos atletas e de pontuações importantes. Valores individuais de tiros não serão anunciados.
Imediatamente após o anuncio do Locutor, o CRO comandará “FOR THE NEXT COMPETITON SERIES, LOAD.”
Depois de 5 seg. o CRO comandará “START.”
Aos 150 seg. (100 seg. para carabina deitado) ou depois que todos tenham disparado os três tiros, o CRO comandará “STOP.”
O Locutor fará novamente comentários sobre os atletas e suas pontuações e explica que a partir daí os tiros serão comandados individualmente e depois de cada dois tiros o finalista com menor pontuação será eliminado  


2ª ESTÁGIO DA COMPETIÇÃO
TIROS INDIVIDUAIS

14x1

Tempo limite: 50 seg. por tiro (30 para deitado)
Imediatamente após o termino do Locutor, o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COMPETITION SHOT, LOAD.” Depois de 5 seg. o CRO deve comandar “START.”
Os Finalistas terão 50 seg. (30seg para deitado) para disparar cada tiro.
Aos 50 seg. (30 seg. para deitado) o CRO dará o comando “STOP” e o Locutor fará comentários sobre os Finalistas e suas pontuações.
Imediatamente após o termino do Locutor o CRO deverá comandar “FOR THE NEXT COMPETITION SHOT, LOAD.” Depois de 5 seg. o CRO deve comandar “START.”
Essa sequencia deverá continuar até que o total de 20 disparos, inclusive os 14 tiros simples, tenham sido disparados. Ao final do 20º  tiro, o CRO comandará “STOP.... UNLOAD.” Um oficial do estande deve verificar se a culatra das armas estão abertas com a bandeira de segurança inserida.







ELIMINAÇÕES
Depois que os Finalistas tenha disparado os 8 tiros, o atleta com menor pontuação será eliminado (8º  lugar). Os finalistas com menor pontuação continuarão a ser eliminados na seguinte ordem:

Após o 10º tiro  -  7º lugar
Após o 12º tiro  -  6º lugar
Após o 14º tiro  -  5º lugar
Após o 16º tiro  -  4º Lugar
Após o 18º tiro  -  3º lugar  (Vencedor da medalha de bronze)
Após o 20º tiro  -  2º e 1º lugares (Vencedore das medalhas de Prata e Ouro)
 
Quando um finalista é eliminado, ele deve descarregar a sua carabina ou pistolae inserir a bandeira de segurança, colocála na bancada e se retirar do posto de tiro. Um oficial do Estande deve verificar se a arma está em segurança.



DESEMPATES
Se houver empate na pontuação mais baixa entre atletas a serme eliminados, os mesmos deverão desempatar por tiros simple até que se faça o desempate. 
Para o tiro de desempate, o CRO deverá anunciar imediatamente o sobrenome dos atletas empatados e comandá-los para os tiros de desempate pelo procedimento normal até que o desempate seja resolvido.
CONCLUSÃO FINAL
Depois que os dois (2) últimos finalistas tenha disparado seu 20º tiro e se não houver empate e nem protestos, O CRO deeverá declarar “RESULTS ARE FINAL.”
O Locutor deverá imediatamente promulgar os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze (Regra 6.17.1.13).

Postado e traduzido por Thom Erik Syrdahl
Fonte o WebSite da ISSF .
Rules and Regulations of the ISSF
EDITION 2013 (First Print, 11/2012)
Effective 1st JANUARY 2013
http://www.result.issf-sports.info/2013_ISSF_Rule_Book_1st-print.pdf

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

News from ISSF



NEW ISSF 2013-2016 RULES: COMPETITIONS WILL START FROM ZERO, AND END IN A DUEL
New Shooting Finals start from zero, feature eliminations, and end up in a duel
Major changes include new Finals for all Olympic events. The new rules contain new Finals formats for all Olympic events where all finalists start from zero. This means that qualification’s score will not be carried into the final anymore, making the scoring system immediately understandable for the spectators.Furthermore, all Finals feature eliminations, and end with duels between the two best athletes to decide the gold and silver medals. This step was taken to engage a worldwide public by attracting spectators and fans through an appealing and easily understandable competition format.  Detailed rules for all new Finals are included in the 2013 Rules which are already published on the ISSF website.  These new Finals will be used in all 2013 ISSF Championships. The new ISSF Rules also include small increases in difficulty in Skeet and Double Trap, the separation of sighting and match firing in 10m and 50m rifle and pistol events, a new position order for 50m Rifle 3 Positions events and a provisional test of decimal scoring for 10m Air Rifle and 50m Prone Rifle events. The Final for the 50m Rifle 3 Positions events is now a 3 Positions Final, not a one-position Final like it use to be, and will include changing times from one position to the other. New skill elements like reverse doubles on stations 3 and 5 in Skeet and making rapid position changes in 3-position rifle Finals will add interest. Both 25m Pistol Finals will use hit-miss scoring to encourage more spontaneous spectator reactions. 

“An important step forward to keep a leading position” ISSF President said
“Changing is necessary, to keep our sport on top.” The ISSF President, Mr. Olegario Vazquez Raña said. 
“The Shooting Sport has always been a leading sport in the Olympic movement. And with the new finals we made an important step forward to keep that leading position.” The ISSF President said.
“This is the major step forward since the introduction of Final matches in 1986. It was time to change.” The ISSF Secretary General Franz Schreiber said, at the ISSF Organizers Workshop, where the new rules were presented today.
“The ISSF has always been open to innovation, and we are proving it once again. All sport must adapt to the digital era of technology and media. The time has come to adopt new finals which fulfil these objective.” Secretary General Franz Schreiber added.
“New Challenges means new opportunities.” The ISSF Vice-President Gary Anderson said. “We have new finals, and we will have to work hard to make this working. But our sport will benefit of this new, appealing format.”
“I am a true supporter of the decimal scores in the qualification round. The qualification proces was not sensitive enough for air rifle and prone.” London 2012 Olympic Champion Niccolò Campriani of Italy said, after taking part in the testing of the new rules.
“When ISSF invited me to participate in the new 3p final test in Munich I accepted their offer as I felt that, as well as gaining first hand experience of the new format, I would also have the opportunity to meet with and exchange views and opinions with the ISSF leaders.” Campriani added.
Decimal Scoring for 10m Air Rifle and 50m Prone Rifle. 
With so many highly skilled athletes competing in these events today, it has become even more important to have qualification competitions that truly advance the best athletes to the Finals.  Making it to the final is frequently a matter of one shot that scores a 10.0 or a 9.9; the difference between making or not making a Final can be less than one-fourth of a millimeter on that one shot.  Decimal scoring virtually eliminates the decisive role that one close shot can play in deciding finalists and provides a far more accurate way to decide the best shooters in the qualification. The ISSF plans to use decimal scoring in the 10m Air Rifle Men, 10m Air Rifle Women and 50m Prone Rifle Men events in the 2013 World Cups.  This will be evaluated at the end of the 2013 Championship season and decisions will then be made on whether to use decimal scoring for those events on a permanent basis or to use decimal scoring for all 10m and 50m elimination and qualification competitions.  Decimal scoring requires either electronic scoring targets or electronic scoring for paper targets.  National federations or shooting clubs are not required to use decimal scoring, but many that have electronic scoring available will find that it adds fairness and interest to these events. In addition to these changes, the position order in 50m 3 Positions Rifle is changed from prone-standing-kneeling to kneeling-prone-standing to bring the qualification order in line with the order that will be followed in 3-position rifle Finals.
Shotgun events are changing
Both Skeet and Double Trap qualification rounds have changes designed to add additional difficulty to these events that now have so many high scores.  The target throwing distance in Skeet is increased from 66m +/- 1m to 68m +/- 1m.  In addition, the firing order is changed so that the two station 4 doubles will be fired after station 7 and just before station 8.  This means that the most difficult targets must be shot near the end of a round of Skeet instead of in the middle.  Double Trap qualification is changed from three series of 50 targets (25 pair) or three series of 40 targets for women to five series of 30 targets (15 pair) for men and four series of 30 targets for women.  What makes Double Trap more difficult is that random schemes will now be used to determine the target combinations that are thrown (scheme A, B or C). 

New ISSF Rulebook
The new 2013 ISSF Rulebook, which will be effective from the 1st of January 2013 and used for all the 2013 ISSF World Cup Stages, is available for download at: http://www.issf-sports.org/theissf/rules/english_rulebook.ashx

Posted by Thom Erik Syrdahl
Read more in the ISSF Website
Sources  -  ISSF Website   http://www.issf-sports.org/news.ashx