Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Primeiro medalhista do Brasil em 2016, Felipe Wu busca classificação para a Olimpíada neste sábado


Felipe Wu comemorando com sua medalha na Rio-2016 (Getty Images)

Por Marcelo Laguna (@MarceloLaguna)
Responsável por quebrar um jejum de 96 anos sem uma medalha olímpica no tiro esportivo do Brasil, o paulista Felipe Wu tentará assegurar um lugar nos Jogos de Tóquio-2020 neste sábado (3). Wu integra a equipe do Brasil que participa do Campeonato das Américas de tiro esportivo, que será realizado em Guadalajara (MEX).
Prata na Olimpíada do Rio de Janeiro na prova da pistola de ar 10 m, Felipe Wu participa da qualificação a partir do meio-dia (horário de Brasília) e se avançar, disputará a final às 15h45.
Apenas o campeão já terá assegurada a vaga em 2020. No total, o Campeonato das Américas distribuirá 12 vagas olímpicas.
Após ter tirado uma espécie de “ano sabático” em 2017, quando aproveitou para retomar os estudos e concluir o curso de engenharia aeroespacial, que ficou em segundo plano na preparação para a Rio-2016.
“Esse período foi importante para poder diminuir um pouco o ritmo e também cuidar de uma tendinite no ombro direito que vinha me incomodando”, disse Wu.
A parada programada acabou coincidindo também com uma fase de reestruturação do próprio tiro brasileiro, que não conta com os mesmos investimentos que recebia antes dos Jogos do Rio. Atualmente, a CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) recebe R$ 3,1 milhões referentes ao repasse da Lei Agnelo/Piva, que destina 1,7% do valor arrecadado nas loterias federais do Brasil ao esporte olímpico.
Por causa das limitações financeiras, Felipe Wu não pôde contar desde o início da temporada com o técnico colombiano Bernardo Tober. Isso acabou refletindo em seu desempenho neste ano, pois não conseguiu chegar a nenhuma final de etapa de Copa do Mundo.
No Campeonato Mundial, realizado em setembro na Coreia do Sul, Wu ficou apenas em 41º lugar, bem longe das quatro vagas olímpicas que estavam à disposição na competição.
Em Guadalajara, embora tenha apenas uma vaga olímpica na prova da pistola de ar 10 m, o atirador brasileiro está mais confiante em tentar assegurar seu lugar em Tóquio. “Acredito que a disputa deva ficar entre Brasil, Cuba e Estados Unidos por essa vaga”, explicou o brasileiro. Além dele, o Brasil terá Severo Neves Freitas competindo na pistola de ar.
Caso a vaga não consiga vir em Guadalajara, Felipe Wu terá que ficar em primeiro ou segundo lugar nas quatro etapas da Copa do Mundo de 2019 ou nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.


Postado por Thom Erik Syrdahl
Fonte: -  https://esportes.yahoo.com/noticias/

Nenhum comentário: