Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

REGULAMENTO PARA QUALIFICAR OS ATLETAS PARA A FINAL DAS COPAS MUNDIAIS

WORLD CUP FINAL

Frequency: every year
Structure: 1 World Cup Final for Rifle and Pistol events, 1 World Cup Final for Shotgun events
Last: ISSF World Cup Finals 2012
Next: ISSF World Cup Finals 2013
Shooting Events: 15 Olympic shooting events (5 Rifle, 5 Pistol, 5 Shotgun)
If you want to read the original version of these rules in English, access the link:

Depois do termino da séries das 4  Copas Mundiais de Carabina & Pistola e Escopeta de 2013, os melhores atletas que se qualificaram conforme a normas abaixo descritas, participarão de uma Final das Copas Mundiais de 2013, onde serão selecionados os melhores atiradores do ano em curso.

Serão dua Finais, uma específica para eventos de Escopeta que será realizada em ABU DHABI, UAE entre os dias de 21 de outubro e 29 de outubro.
De 6 de novembro a 12 de novembro teremos a Final dos eventos de Carabina&Pistola que será realizada em Munique, GER.

Para conhecer como os atletas são selecionados para estas copas, traduzi o regulamento da ISSF para o conhecimento de todos. Caso queiram acessar o regulamento original em Ingles, pode ser feito pelo link
http://www.issf-sports.org/results/wcfqualification.ashx

FINAIS DAS COPAS MUNDIAIS DA ISSF

As Finais das Copas Mundiais são organizadas todos os anos, como conclusão da série das Copas Mundiais da ISSF.
Usualmente, são organizadas duas Finais de Copas Mundiais em separado, uma para eventos de Escopeta e outra para eventos de Carabina & Pistola.
Ao termino das Series de Copas Mundiais, os oito melhores atletas em cada evento com os melhores resultados de qualificação serão classificados para as Finais da Serie das Copas Mundiais. Dentro de um evento, somente será permitido um máximo de dois atletas por nação para competir na Final das Copas Mundiais.
Além dos oito melhores, cartas coringas (convites) são concedidas aos Defensores de Título (detentores de títulos do ano anterior), e, nos anos dos Jogos Olímpicos e dos Campeonatos Mundiais, aos três medalhistas de cada evento.

Como se Qualificar?

A Qualificação para a Final da Copa Mundial é possível pela obtenção de pontos durante as Séries das Copas Mundiais da ISSF
Cada atleta, que for oficialmente registrado para competir em uma Copa Mundial pela sua federação nacional – membro da ISSF – pode se classificar para a Final das Copas Mundiais em um ou mais eventos de tiro.

Como conseguir pontos de Qualificação?

Em cada estágio das Copas Mundiais, duas categorias diferentes de pontos são conferidas ao atleta, “a pontuação-A” e “pontuação-B”.
“Os pontos–A” são conquistados em cada Competição da Copa Mundial, dependendo da classificação do atleta no ranking final. 15 pontos são conferidos para a primeira posição no ranking, 10 pontos para o segundo, 8 pontos para o terceiro, 5 pontos para o quarto assim por diante até 1 ponto para o oitavo classificado no ranking.
“pontos-B” são obtidos em relação da pontuação do atleta. Quanto mais próximo do recorde mundial, mais pontos ele/ela obterá.
Consequentemente, 15 pontos podem ser obtidos por igualar ou conquistar um novo recorde no programa normal; para cada ponto abaixo do recorde mundial, um ponto a menos será concedido.
“Pontos–A” e “pontos–B” serão somados ao termino de cada Copa Mundial para obter no final o “Valor de Qualificação para a Final da Copa Mundial”. Um máximo de 30 pontos é possível obter para cada “Valor de Qualificação para a Final da Copa Mundial”
Se um atleta tiver obtido diversos “Valores de Qualificação para a Final da Copa Mundial” (por exemplo, participando em dois ou mais diferentes estágios de Copa Mundial), somente o resultado de maior valor será válido. Se as pontuações de qualificação forem iguais (adição dos pontos das categorias “A” e “B”), o valor mais alto do “B” que será contado. Se os valores de “B” forem iguais, o resultado atual mais alto disparado num programa normal será considerado. Se esses resultados forem iguais, será considerada a pontuação atual mais alta disparada na Final

Cartas Coringas

À parte desse sistema de qualificação, ou durante o ano dos Jogos Olímpicos ou no ano do Campeonato Mundial, os três medalhistas e defensores do título dos eventos de Carabina, pistola ou Escopeta do ano anterior terão o direito de competir na Final da Copa Mundial sem qualificação. Nos anos intermediários, somente os Campeões Olímpicos ou campeões Mundiais e os defensores dos título do ano anterior serão convidados para a Final da Copa Mundial. A regra de apenas um máximo de dois participantes por nação em um evento não será aplicado para esses atletas. Se um desses atletas já tenha obtido qualificação em uma competição da Copa Mundial, a qualificação irá para o próximo atleta classificado.

Pelo menos dois atletas podem representar a federação organizadora. Se nenhum atleta da federação organizadora não se qualificar em nenhum evento ou se só um atleta se qualificar, a federação organizadora poderá receber uma ou duas cartas coringas para que essa federação tenha dois atletas competindo. Se forem conferidas cartas coringas, elas deveriam ser oferecidas de tal forma que um atleta masculino e uma atleta feminina participem, entretanto em casos excepcionais, a carta coringa será conferida para que a federação organizadora seja representada por dois homens ou duas mulheres. Para receber a carta coringa, a federação organizadora deve submeter à ISSF nomeando dois atletas que devem receber a carta coringa. A solicitação deve fornecer o nome dos atletas, numero ID e o evento que cada atleta irá participar.

Traduzido e postado por Thom Erik Syrdahl
Fonte - ISSF Website - 
If you want to read the original version in English, access the link:

Nenhum comentário: