Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Um bom Chefe de Equipe faz a diferença numa competição



A importância de ter um bom líder de equipe com um bom conhecimento das regras de tiro em benefício da equipe

Um dos objetivos do meu Blog é de colocar em discussão as regras e regulamentos de tiro para que os atletas e dirigentes das equipes estejam familiarizados e não cometam erros por falta de conhecimento das regras ou, até mesmo, percam o momento certo para intervir quando houver alguma situação anômala que possa interferir no resultado do atirador.  Uma regra, se mal aplicada ou interpretada, pode alterar um resultado ou ate mudar a classificação final de uma competição.
O conhecimento das regras pelo atirador é muito importante, mas, é mais importante que o Líder da equipe, o Técnico ou qualquer pessoa designada a acompanhar o atirador durante uma prova, tenha conhecimento das mesmas para dar um bom apoio para o atirador durante a competição.  Podemos citar dois exemplos para mostrar a importância de alguém intervir na hora certa ou quão prejudicial pode ser ao atirador se essa intervenção for tardia.

1.       O Técnico americano acompanhando seu atirador, na prova de 3X40, em Guadalajara, percebeu que os tiros começaram a dispersar, com valores incompatíveis para o nível do seu atirador, imediatamente chamou um membro do Júri e pediu que chamasse seu atirador. Por meio de binóculos conseguiram ver que a banda de borracha do alvo estava com um buraco fora do normal. O Técnico então solicitou a mudança de posto de tiro, o que foi aceito pelos membros do Júri, que designaram um novo posto de Tiro e autorizou tiros de ensaio e certo numero de tiros extras. A partir daí, a prova do atirador recomeçou com valores normais. No final da prova, os membros do Júri retiraram a banda de borracha e a folha de controle e constatou que a mesma havia ficado emperrada o que ocasionou o buraco pela concentração dos tiros no centro do alvo, interferindo nos registros dos tiros que passavam por esse ponto. Felizmente a intervenção do técnico foi imediata em tempo de corrigir a falha do equipamento, sem prejuízo ao resultado do seu atirador, tornando possível para que o Júri pudesse identificar os tiros e corrigir o resultado ao final da prova.

2.       Na Coréia, na Copa Mundial em Changwon, um atirador coreano terminou a rodada de qualificação, de Pistola de Ar, com uma vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado. Durante a Final, no meio da série, os valores dos tiros começaram a dispersar, com resultados muito abaixo do que seria compatível com o atirador. Alguns espectadores perceberam que a tira de papel não estava se movimentando o que ocasionou um buraco na tira provocando erro no registro dos valores tos tiros. O técnico do atirador demorou muito para tomar uma decisão de interromper a sequência de tiros, cerca de cinco ou seis tiros foram disparados antes que a falha fosse corrigida. Esse atirador, embora iniciando a Final com sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado, terminou a fase Final em segundo lugar com 1.3 pontos abaixo do vencedor.
Essas duas situações relatadas mostram a importância de ter uma pessoa que conheça as regras de tiro para acompanhar o atirador durante uma competição. Por essa razão achamos oportuno colocarmos em evidência as Regras Básicas de conduta para atiradores e oficiais das equipes e como é importante a equipe ter um Líder competente.

6.10.                                     REGRAS DE CONDUTA PARA ATIRADORES E OFICIAIS DAS EQUIPES.
6.10.1.                                   Nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial será permitida nos Campeonatos supervisionados pela ISSF.

6.10.2                                    Chefe de Equipe- Toda Equipe deve ter um Líder com a responsabilidade de manter a disciplina dos seus membros. Um atirador pode ser indicado para essa função. O Líder deve sempre cooperar com os oficiais do estande no interesse da segurança, da eficiência da condução da competição e de uma boa ética esportiva.
6.10.2.1                 Conhecimento das Regras. Todos os atiradores, chefe de equipes e oficiais devem conhecer as regras da ISSF e devem assegurar que elas sejam aplicadas. É obrigação de cada atirador respeitar as regras.

6.10.3                    O Chefe de Equipe tem a responsabilidade de:
6.10.3.1                 Preencher devidamente as inscrições com informações corretas e submetê-las aos oficiais encarregados dentro do tempo limite estipulados;

6.10.3.2                 conhecer o programa;
6.10.3.3                 apresentar seus atiradores, prontos, devidamente equipados, na hora correta, para competirem nos seus postos previamente designados;

6.10.3.4                 conferir os resultados e preencher protestos quando necessários;
6.10.3.5                 ficar atento aos boletins, resultados e anúncios preliminares e oficiais;

6.10.3.6                 receber informações e solicitações oficiais e passá-las adiante para os membros das equipes.
6.10.4                    Os atiradores devem se apresentar, prontos para atirar, no posto designado, no horário estabelecido, com o seu equipamento aprovado pelo Controle de Equipamentos

Nenhum comentário: