Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

Minha foto

Sou uma pessoa de facil relacionamento, tenho facilidade de trabalhar em grupo, sou otimista e gosto de festas.

domingo, 25 de novembro de 2012

Novos Regulamentos para as Finais Olímpicas do Tiro Esportivo

Prezados Leitores


Ontem comecei a tratar das novas regras de tiro que entrarão em vigor a partir de janeiro e, como já mencionei na matéria passada, o assunto que mais desperta a curiosidade dos atiradores e técnicos é na nova formatação das Finais Olímpicas. Provavelmente, muitos já fizeram o Down Load do novo regulamento que já está a disposição em Inglês no site da ISSF.

Como a matéria é muito extensa, devo postar as traduções por parte, da mesma maneira como o regulamento da ISSF dividiu o assunto, veja como foi dividido:

6.17.2       FINAIS 10M CARABINA E PISTOLA DE AR PARA HOMENS E DAMAS
             50M PISTOLA HOMENS E 50M CARABINA DEITADO HOMENS
6.17.3         FINAIS 50M CARABINA 3 POSIÇÕES HOMENS E DAMAS
6.17.4         FINAIS 25M PISTOLA TIRO RÁPIDO HOMENS
6.17.5        FINAIS 25M PISTOLA DAMAS

Hoje trataremos da Regra 6.17.3, mas antes vou acrescentar uma alteração no processo de pontuação de Carabina de Ar (homens e Damas) e 50m Carabina Deitado Homens, que não está no regulamento ainda, mas, a ISSF vai colocar em prática nas Copas Mundiais de 2013 a título de experiência para depois decidir se será oficializado no livro de Regras. Leia com atenção, pois é importante e, para mim, parece ser uma forma justa para de selecionar os melhores atiradores para as Finais

Pontuação por decimais para Carabina de Ar 10m e Carabina Deitado 50m. Com tantos atletas altamente qualificados competindo nestes eventos, hoje, tornou-se ainda mais importante ter Competições de Qualificação que realmente promovam os melhores atletas para as finais. Muitos oficiais da ISSF, atletas e treinadores reconhecem que, na carabina de ar e nos eventos de Carabina 50m deitado, onde há tantas altas pontuações, a sorte se torna um fator muito grande na determinação de quem vai para as finais. Nestes eventos, pode acontecer que um grande número de atiradores, como cerca de 15 ou 20 estão com uma diferença de 1 ponto de conseguir ou não a classificação para a Final. Aquele ponto é frequentemente uma questão de um tiro que marca  10.0 ou  9,9, a diferença entre fazer ou não fazer uma final pode ser inferior a um quarto de um milímetro naquele único tiro. A pontuação decimal praticamente elimina o papel decisivo que um tiro próximo pode ser determinante para decidir os finalistas e fornece uma maneira muito mais precisa para apontar os melhores atiradores na qualificação.

A ISSF planeja usar pontuação decimal nos eventos de Carabina de Ar 10m para homens e mulheres  e  Carabina deitado 50m para homens nas  Copas do Mundo de 2013. Ao final da temporada dos campeonatos de 2013, será feita uma avaliação e  decisões serão tomadas sobre a  possibilidade de usar pontuação decimal permanentemente para esses eventos ou  usar  a pontuação decimal para todas as competições eliminatórias e qualificação de 10m e 50m.  Pontuação decimal requer alvos de marcação eletrônico ou equipamentos eletrônicos de pontuação para alvos de papel. As Federações ou clubes de tiro não são obrigados a usar a pontuação decimal, mas muitos dos que têm pontuação eletrônica disponível vão descobrir que ele acrescenta imparcialidade e interesse a esses eventos.

       FINAIS – 10M CARABINA E PISTOLA DE AR PARA HOMENS E MULHERES,
                50M PISTOLA HOMENS E 50M CARABINA DEITADO HOMENS



FORMATO DA FINAL
As Finais consistem de duas (2) séries de três (3) tiros de competição cada disparada num tempo limite de 150 seg. ou, 100 seg. por cada série de Carabina Deitado a 50m. (3+3 tiros). As duas séries devem ser seguidas por 14 tiros de competição disparados separadamente, sob comando, num tempo de 50 seg. ou 30 seg. para Carabina deitado 50m. A partir do oitavo tiro, o finalista com menor escore começará a ser eliminados e as eliminações continuarão a cada dois (2) disparos até que as medalhas de ouro e prata sejam definidas. Haverá um total de vinte (20) tiros nas Finais

ALVOS
Dez (10) postos de alvos eletrônicos serão utilizados. O primeiro e o décimo alvo são designados como alvos reservas (A e B). Os outros oito (8) alvos serão designados como postos de tiro de um (1) a oito (8). Cada finalista ocupará um posto, a partir da esquerda para a direita, de acordo com sua classificação na Qualificação.

RESULTADOS
A apuração dos resultados nas Finais é feito pela contagem dos décimos de cada zona de pontuação (decimal) do respectivo alvo. Cumulativamente o resultado total das Finais define o ranking final, com a quebra dos empates de acordo com o valor do “shoot-off”.
Deduções por violações ocorridas antes do primeiro tiro de competição deve ser aplicado ao valor do primeiro tiro de competição.
Deduções por outras penalidades devem ser aplicadas ao valor do tiro no qual ocorreu a violação
INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE TIRO NOS POSTOS

20:00min. antes
Atletas ou treinadores dos atletas devem ter a permissão para colocar as armas e equipamentos nos postos de tiro, não menos do que 20:00 min. antes da hora do início da competição. Caixas de armas e embalagem dos equipamentos não devem ser deixados no ambiente de competição do estande de tiro.


CARABINA.

PERIODO DE AQUECIMENTO

18: OO min. antes
O CRO chamará os atletas para a linha de tiro dezoito (18) minutos antes da hora do início pelo comanto “ATHLETES TO THE LINE”.
Depois de dois (2) min. Iniciará a combinação de Preparação e Ensaio pelo comando “EIGHT MINUTES PREPARATION AND SIGHTING TIME.... START.” Durante esse tempo, os finalistas podem disparar um numero ilimitado de tiros de ensaio.
30 seg. antes do termino do tempo de Preparação e Ensaio, o CRO dará o comando de “30 SEGUNDOS”.
Após os 8 minutos, o CRO comandará “STOP... UNLOAD.”
Nenhum resultado será anunciado durante os tiros de ensaio.
Após os comandos “STOP.... UNLOAD”, os Finalistas devem descarregar suas carabinas, inserir as bandeiras de segurança, deita-las ou coloca-las na bancada e virar de frente para o público para a apresentação. O Oficial do estande deve verificar se as culatras estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas.


PISTOLA

PERIODO DE AQUECIMENTO

13:00 min. antes

O CRO chamará os atletas para a linha de tiro treze (13:00) minutos antes da hora do início pelo comando “ATHLETES TO THE LINE.”
Depois de dois (2) min. O CRO dará início à combinação de Preparação e Ensaio pelo comando “FIVE MINUTES PREPARATION AND SIGHTING TIME... START.” Durante esse tempo os atletas podem disparar um numero ilimitado de tiros de ensaio.
30 seg. antes do final do tempo de Preparação e Ensaio, o CRO deve anunciar “30 SECONDS.”
Após os 5 minutos o CRO dará o comando de “STOP.... UNLOAD.”
Nenhum resultado deve ser anunciado durante os tiros de ensaio.
Depois do comando “STOP... UNLOAD,” os finalistas devem descarregar suas pistolas, inserir a bandeira de segurança e coloca-las na bancada e virar de frente para o público para serem apresentados. Um Oficial do Estande deve verificar se a culatras estão abertas com a bandeira de segurança inserida.
APRESENTAÇÃO DOS FINALISTAS
5:00 min. antes
Depois de checadas as armas dos finalistas, o locutor apresentará os atletas, o CRO e o Membro do Júri responsável de acordo com a Regra 6.17.1.11.

TEMPO FINAL PARA ENSAIO

(SOMENTE CARABINA)
Imediatamente após a apresentação o CRO deverá comandar “TAKE YOUR POSITIONS.” Após 30 segundos o CRO comandará “FINAL SIGHTING TIME... START.”.
30 seg. antes do final do tempo de ensaio o CRO deve comandar “30 SECONDS.”.
Depois dos 2 min. O CRO comandará “STOP.” O Oficial Técnico, nesse instante, deve aprontar os alvos para os tiros de competição.

TEMPO FINAL DE PREPARAÇÃO

(SOMENTE PISTOLA)
Imediatamente após a apresentação, o CRO deve comandar “TAKE YOUR POSITIONS.”
Os alvos e o Quadro de resultados devem ser preparados para os tiros de competição.
Após 60 seg. o CRO dará início aos comandos para a primeira série de competição.
1º ESTÁGIO DE COMPETIÇÃO

2x3 TIROS

Tempo limite:
150 seg. para cada série.
O CRO comandará “FOR THE FIRST COMPETITION SERIES... LOAD.” Depois de 5 seg., o CRO comandará “START.”
Os Finalistas terão 150seg. para disparar três (3) tiros. Um relógio de contagem regressiva mostrando o tempo restante em segundos deve ser mostrado no monitor de cada finalista. Se esse relógio de contagem regressiva não for visível no posto de tiro de cada atirador, o CRO deve anunciar “TEN” and “FIVE” para indicar o tempo restante em cada série.
Aos 150 seg. (100 seg. para carabina deitado) ou depois que todos finalistas dispararam os três tiros, o CRO deve comandar “STOP.”



Os tiros de competição iniciam aos 0:00 min.
Imediatamente após o comando “STOP” o Locutor fará um comentário de 15 a 20 seg. da classificação atual dos atletas e de pontuações importantes. Valores individuais de tiros não serão anunciados.
Imediatamente após o anuncio do Locutor, o CRO comandará “FOR THE NEXT COMPETITON SERIES, LOAD.”
Depois de 5 seg. o CRO comandará “START.”
Aos 150 seg. (100 seg. para carabina deitado) ou depois que todos tenham disparado os três tiros, o CRO comandará “STOP.”
O Locutor fará novamente comentários sobre os atletas e suas pontuações e explica que a partir daí os tiros serão comandados individualmente e depois de cada dois tiros o finalista com menor pontuação será eliminado  


2ª ESTÁGIO DA COMPETIÇÃO
TIROS INDIVIDUAIS

14x1

Tempo limite: 50 seg. por tiro (30 para deitado)
Imediatamente após o termino do Locutor, o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COMPETITION SHOT, LOAD.” Depois de 5 seg. o CRO deve comandar “START.”
Os Finalistas terão 50 seg. (30seg para deitado) para disparar cada tiro.
Aos 50 seg. (30 seg. para deitado) o CRO dará o comando “STOP” e o Locutor fará comentários sobre os Finalistas e suas pontuações.
Imediatamente após o termino do Locutor o CRO deverá comandar “FOR THE NEXT COMPETITION SHOT, LOAD.” Depois de 5 seg. o CRO deve comandar “START.”
Essa sequencia deverá continuar até que o total de 20 disparos, inclusive os 14 tiros simples, tenham sido disparados. Ao final do 20º  tiro, o CRO comandará “STOP.... UNLOAD.” Um oficial do estande deve verificar se a culatra das armas estão abertas com a bandeira de segurança inserida.







ELIMINAÇÕES
Depois que os Finalistas tenha disparado os 8 tiros, o atleta com menor pontuação será eliminado (8º  lugar). Os finalistas com menor pontuação continuarão a ser eliminados na seguinte ordem:

Após o 10º tiro  -  7º lugar
Após o 12º tiro  -  6º lugar
Após o 14º tiro  -  5º lugar
Após o 16º tiro  -  4º Lugar
Após o 18º tiro  -  3º lugar  (Vencedor da medalha de bronze)
Após o 20º tiro  -  2º e 1º lugares (Vencedore das medalhas de Prata e Ouro)
 
Quando um finalista é eliminado, ele deve descarregar a sua carabina ou pistolae inserir a bandeira de segurança, colocála na bancada e se retirar do posto de tiro. Um oficial do Estande deve verificar se a arma está em segurança.



DESEMPATES
Se houver empate na pontuação mais baixa entre atletas a serme eliminados, os mesmos deverão desempatar por tiros simple até que se faça o desempate. 
Para o tiro de desempate, o CRO deverá anunciar imediatamente o sobrenome dos atletas empatados e comandá-los para os tiros de desempate pelo procedimento normal até que o desempate seja resolvido.
CONCLUSÃO FINAL
Depois que os dois (2) últimos finalistas tenha disparado seu 20º tiro e se não houver empate e nem protestos, O CRO deeverá declarar “RESULTS ARE FINAL.”
O Locutor deverá imediatamente promulgar os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze (Regra 6.17.1.13).

Postado e traduzido por Thom Erik Syrdahl
Fonte o WebSite da ISSF .
Rules and Regulations of the ISSF
EDITION 2013 (First Print, 11/2012)
Effective 1st JANUARY 2013
http://www.result.issf-sports.info/2013_ISSF_Rule_Book_1st-print.pdf
Postar um comentário