Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Regulamento para as Finais de 3 posições, Para Homens e Damas


Os Atletas que participam desta modalidade, devem ficar atentos às mudanças na
ordem das posições de tiro, tanto nas rodadas das Eliminatórias e Qualificação: Regra
7.7.1  - 50m and 300m 3 Positions events must be fired in order:
Kneeling – Prone – Standing.

Nos eventos de carabina 3 posições, 50m e 300m, os tiros deve ser disparados
na seguinte sequencia - JOELHO, DEITADO e  PÉ


6.17.3 FINALS – 50M RIFLE 3 POSITIONS MEN AND WOMEN
6.17.3  FINAIS – 50m CARABINA 3 POSIÇÕES PARA MOMENS E DAMAS




FORMATO FINAL
A Final consiste de 15 tiros de competição em cada posição, de joelho, deitado e de pé disparado nesta ordem. As Finais iniciam com 3 x 5 tiros de joelho (três séries de cinco tiros) na posição de joelho com um tempo limite de 200seg. por série. Depois de sete (7) min. para troca de posição e ensaio, os finalistas disparam 3 x 5 tiros na posição deitado com um tempo limite de 150 seg. por série. Depois mais nove minutos para troca de posição e ensaio, em Pé, os finalistas disparam duas séries de cinco (5) (2 X 5) tiros em 250 seg. em cada série. Os dois finalistas pior classificados serão eliminados depois dos 10 tiro (2 x 5) na posição em pé. Os finalistas continuarão com 5 tiros simples na posição em Pé, cada um disparado no tempo limite de 50 seg., sendo eliminado após cada disparo o pior classificado, até que o último tiro decida quem será o vencedor da medalha de ouro. São disparados um total de 45 tiros de Final.


ALVOS
Devem ser utilizados dez (10) postos de Alvos de Contagem Eletrônica (EST). O primeiro e o décimo devem ser reservados como alvos reservas (A e B). Os outros oito (8) alvos serão utilizados como postos de tiro, numerados de um (1) a oito (8). Cada finalista ocupará um posto de acordo com sua classificação na rodada de Qualificação, iniciando na esquerda para direita.



PONTUAÇÃO
A pontuação será pelo sistema de decimais. Cumulativamente a totalização nas Finais determinará a classificação final, com os empates decididos com tiros de desempate (“shoot-off).
Deduções por violações ocorridas antes do primeiro tiro de competição deve ser aplicado ao valor do primeiro tiro de competição. Dedução por outra penalidade deve ser aplicada no valor do tiro onde ocorreu a violação.

ARRUMAR O EQUIPAMENTO NO POSTO DE TIRO
20:00 min. antes
Atletas ou treinadores dos atletas devem ter a permissão de colocar as carabinas e equipamentos nos postos de tiro, não menos do que 20 minutos antes da hora do início. Todas os acessórios e equipamentos da arma, necessários para atender as mudanças de posições devem ser mantidas numa única caixa (com dimensões máximas TBD) e que deve permanecer no posto de tiro do atleta durante as Finais. Caixa de arma e recipientes de equipamentos não deve ser deixado nas áreas de circulação dos atletas e oficiais (FOP)
PREPARAÇÃO E ENSAIO

POSIÇÃO DE JOELHO

5:00 min.

Iniciar 12:00 min. antes
O CRO chamará os finalistas para a linha de tiro doze (12) min. antes da hora do início pelo comando “ATHLETES TO THE LINE.” Depois de serem chamados para os seus Postos, os finalistas podem manusear suas armas, entrar na posição de joelho e manter posição ou exercícios de mira, mas não devem remover a bandeira de segurança nem dar tiro em seco.

Depois de dois minutos o CRO dará inicio ao tempo conjunto de Preparação e Ensaio pelo comando “FIVE MINUTES PREPARATION AND SIGHTING TIME.. START.” Depois desse comando os finalistas podem remover a bandeira de segurança, dar tiros em seco e disparar um número ilimitado de tiros de ensaio.

30 seg. antes do final do tempo de Preparação e ensaio, o CRO dará o comando “30 SECONDS.”.

Após os 5 min., o CRO deve comandar “STOP.... UNLOAD.”.

Nenhum valor de impacto deve ser anunciado durante os tiros de ensaio. Após o comando de STOP... UNLOAD, os finalistas devem descarregar sua Carabina e inserir a bandeira de segurança para a apresentação dos Atletas. Um oficial do Estande deve verificar se as culatras das armas estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas
APRESENTAÇÃO DOS FINALISTAS

2:00 min. antes
Depois que a segurança das armas foi verificada, o Locutor fará a apresentação dos finalistas, do CRO e do Membro do Júri Responsável, de acordo com a Regra 6.18.1.9. Os atletas devem permanecer na posição durante a apresentação, somente nas Finais de 3 Posições, mas espera-se que os atletas virem a cabeça em direção ao público e para a câmara de TV usada durante as apresentações. Informações biográficas adicionais, e fotos de cada finalista, devem ser apresentadas durante as mudanças de posições e períodos de ensaio.
POSIÇÃO DE JOELHO
TIROS DE COMPETIÇÃO

3 x 5
(3séries de 5tiros)

Tempo limite para cada série 200 sec.

Tiros de competição inicia  0:00 min.
Imediatamente após a apresentação o CRO dará o comando FOR THE FIRST COMPETITION SERIES... LOAD.” Depois de cinco (5) seg., o CRO comandará “START”.

Os finalistas terão 200 seg. para dispararem cinco (5) tiros. Um relógio com contagem regressiva, mostrando o tempo restante, em segundos, deve ser visível no monitor (EST) de cada atleta. Se o relógio de contagem regressiva não puder ser visualizado pelos finalistas, nos seus postos de tiro, o CRO deve anunciar “TEN” and “FIVE” para indicar o tempo restante em cada série.

Aos 200 seg. ou após todos finalistas terem disparado cinco (5) tiros, o CRO deverá comandar “STOP”.

Imediatamente depois do comando “STOP”, O Locutor fará comentários, por cerca 15 – 20 seg., sobre a classificação dos finalistas e pontuações notáveis. Não serão anunciadas as pontuações individuais.

Imediatamente depois de o Locutor terminar, o CRO dará o comando FOR THE NEXT COMPETITION SERIES, LOAD”.

Depois de cinco (5) seg., o CRO comandará “START”.

Aos 200 seg. ou após todos finalistas terem disparado cinco (5) tiros, o CRO deverá comandar “STOP”.

Imediatamente depois do comando “STOP”, O Locutor fará comentários, por cerca 15 – 20 seg., sobre a classificação.

Imediatamente depois de o Locutor terminar, o CRO dará o comando FOR THE NEXT COMPETITION SERIES, LOAD”.

Depois de cinco (5) seg., o CRO comandará “START”.

Aos 200 seg. ou após todos finalistas terem disparado cinco (5) tiros, o CRO deverá comandar “STOP... UNLOAD”. Um oficial do Estande deve verificar se as culatras das armas estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas



MUDANÇA DE POSIÇÃO E ENSAIO

DEITADO

7:00Minutos
Imediatamente após o comando “STOP... UNLOAD”.  O CRO dará inicio ao processo de Mudança de Posição e período de Ensaio combinados, pelo comando “SEVEN MINUTES CHANGEOVER AND SIGHTING TIME... START”. Após esse comando os finalistas podem manusear suas armas e prepara-las para a posição deitado, entrar na posição deitado, remover a bandeira de segurança, tiro em seco e disparar um numero ilimitado de ensaio.

Depois de iniciada a mudança de posição o Locutor fará comentários sobre a classificação e pontuações obtidas na posição de joelho pelos finalistas. O Locutor pode usar esse tempo para apresentar as imagens e informações biográficas sobre cada finalista.

30 Seg. antes do final do processo de mudanças e Ensaio, o CRO deve comandar “30 SECONDS”.

Depois de sete (7) minutos, o CRO comandará “STOP”. Será então seguido de uma pausa de 30 seg. enquanto o Oficial Técnico prepara os alvos para os tiros de
COMPETIÇÃO.

POSIÇÃO DEITADO
TIROS DE COMPETIÇÃO

3 x 5
(3séries de 5tiros)

Tempo limite para cada série 150 sec.


Após 30 seg. o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COMPETITON SERIES...LOAD”. Depois de 5 seg. o CRO comandará “START”.

Os Finalistas terão 150 seg. para disparar cada série de cinco (5) tiros de COMPETIÇÃO na posição deitado.

Os mesmos procedimentos de comando e sequencia dos anúncios continuarão até que os finalistas completem 3 x 5 tiros na posição deitado.

Após a terceira série, o CRO dará o comando “STOP...UNLOAD”. Um oficial do Estande deve verificar se as culatras das armas estão abertas com as bandeiras de segurança inseridas.




MUDANÇA DE POSIÇÃO E ENSAIO

POSIÇÃO EM PÉ

9:00Minutos
Imediatamente após o comando “STOP... UNLOAD”. O CRO deve iniciar o processo de Mudança de Posição combinado com o período de Ensaio pelo comando “NINE MINUTES CHANGEOVER AND SIGHTING TIME...START”. Após esse comando os finalistas devem ajustar suas armas para prepara-las para a posição em Pé, entrar na posição em Pé, remover a bandeira de segurança, tiro em seco e disparar um numero ilimitado de ensaio.

Depois de iniciada a mudança de posição o Locutor fará comentários sobre a classificação e pontuações obtidas pelos finalistas, após as posições de joelho e deitado.
30 Seg. antes do final do processo de mudanças e Ensaio, o CRO deve comandar “30 SECONDS”.

Depois de nove (9) minutos, o CRO comandará “STOP”. Será então seguido de uma pausa de 30 seg. enquanto o Oficial Técnico prepara os alvos para os tiros de PROVA.



POSIÇÃO EM PÉ
COMPETIÇÃO

2 X 5 SÉRIES DE DISPAROS

5x1 tiros

Tempo limite
250 seg. para cada série de 5 tiros, 50 seg. para cada tiro individual.
Após 30 seg. o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COPETITON SERIES...LOAD”. Depois de cinco (5) seg. o CRO comandará “START”.

Os Finalistas terão 250 seg. para disparar cada série de cinco (5) tiros de PROVA na posição em Pé

Os mesmos procedimentos de comando e sequencia dos anúncios continuarão até que os finalistas completem duas (2) séries de Cinco (5) tiros na posição de Pé

Depois que o CRO comandar “STOP” após o final da segunda série, os finalistas classificados em 8º e 7º lugar, serão eliminados. O Locutor identificará os eliminados e informará o resultado.

Imediatamente após o Locutor tenha terminado, o CRO dará o comando “FOR THE NEXT COMPETITON SHOT, LOAD”.
Após cinco (5) seg., o CRO anunciará “START”.

Os finalistas terão 50 seg. para disparar cada tiro individual. A informação sobre a contagem regressiva do tempo restante deve continuar a disposição do atirador (visível)

Aos 50 seg. ou depois que todos finalistas tenham disparado seu tiro, o CRO dará o comando “STOP”. O Locutor identificará o atleta a ser eliminado e informará o resultado.

O CRO e Locutor continuarão essa sequencia de comando e anúncios até que no último tiro decida quais os vencedores das medalhas de ouro e prata.
ELIMINAÇÃO
Os finalistas com os menores resultados são eliminados após a segunda série na posição de Pé (total de 40 disparos, 8ª e 7ª lugar). Um atleta, com menor pontuação, será eliminado depois de cada tiro conforme segue:
Depois de 41 tiros – 6º lugar
Depois de 42 tiros – 5º lugar
Depois de 43 tiros – 4º lugar
Depois de 44 tiros – 3º lugar (vencedor da medalha de bronze)
Depois de 45 tiros – 2º e 1º lugares (vencedores das medalhas de prata e ouro)

Quando o atleta é eliminado, ele deve inserir a bandeira de segurança na sua carabina, coloca-la na bancada e sair da linha de tiro. Um Oficial do Estande deve verificar se a culatra está aberta com a bandeira de segurança inserida.
DESEMPATES
Se houver empate entre atletas de menor pontuação, para serem eliminados, os atletas deverão disparar tiros adicionais de desempate até que haja o desempate. Para tiros de desempate o CRO devera anunciar imediatamente o sobrenome dos atletas empatados e proceder ao desempate pela forma normal de tiro comandado. O locutor não deverá tecer comentários até que o desempate seja decidido.

PROCEDIMENTOS FINAIS
Depois que os dois (2) finalistas remanescentes disparam o seu último tiro, e se não houver empate ou nenhum protesto, o CRO deverá anunciar “RESULTS ARE FINAL”.

O Locutor dará imediatamente o conhecimento dos ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze.
MUDANÇA DE POSIÇÃO
Os atletas não devem iniciar o processo de mudança de posição até que o comando de START” para as mudanças de posição e tiros de ensaio seja proferido pelo CRO. Será dada uma advertência para a primeira violação. Dois pontos de penalização serão aplicados para ao primeiro tiro da série seguinte, na segunda violação.


Tradução por Thom Erik Syrdahl
Fonte; - Novo Regulamento de Tiro da ISSF
Dúvidas, consultar por E-mail  thomerik@gmail.com

Um comentário:

Fernanda Ramos disse...

Thom, não entendo desta modalidade, mas a tradução me parece muito clara e perfeita! Beijos, Fernanda.