Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Os Jogos Abertos também passam por Blumenau em 2014

Disputas do tiro esportivo agitam o Clube Blumenauense de Caça e Tiro

Os Jogos Abertos também passam por Blumenau em 2014 Patrick Rodrigues/Agencia RBS

Paulo Müller, de Timbó, ganhou 4 medalhas no tiro em 2014Foto: Patrick Rodrigues/ Agencia RBS 
Julimar Pivatto
Até nesta quinta-feira, Blumenau também faz parte dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). É no Clube Blumenauense de Caça e Tiro, no bairroVorstadt, que acontecem parte das provas do tiro esportivo, com as categorias de Carabina e Armas Curtas. Além de ter uma das melhores estruturas do Estado, o local também é sede da federação catarinense da modalidade.
Itajaí escolheu Blumenau como parceira nos Jasc por não contar com um estande de tiro com estrutura para receber as disputas. Algo normal na competição. Dificilmente a cidade-sede consegue disponibilizar locais para todas as modalidades. No ano passado por exemplo, quando Blumenau recebeu os Jasc, o triatlo foi realizado emNavegantes.
O presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (Fmel), Fabrício Marinho, avisou que entre as pretensões de investimento para o próximo ano está a construção de um estande para a cidade. O tiro esportivo, aliás, era uma das modalidades que mais costumavam ficar longe das cidades-sede. Tanto que o tiro ao prato em 2014 será realizado em São José, na Grande Florianópolis. Mas nos últimos anos a história mudou, como contam os próprios atletas.
— Até Criciúma (sede em 2011) que não tinha um estande construiu um novo. Cada vez mais as cidades estão se preparando para receber o tiro — conta Paulo Müller, deTimbó, um dos principais nomes da modalidade no Estado.
Müller já perdeu as contas de quantas medalhas ganhou desde que começou a disputar os Jasc, em 1998. Mesmo assim, fala em mais de 30. E ele conquistou mais quatro nas duas provas que disputou nesta edição — prata individual e por equipe no Carabina Ar Comprimido, e ouro individual e prata por equipe no carabina deitado.
Jaraguá do Sul terminou o dia em festa no estande. A equipe conquistou o ouro na Carabina Deitado. Timbó levou a prata e Joinville o bronze.
Modalidade com a cara de Santa Catarina
tiro esportivo, aliás, pode ser considerada uma das modalidades mais catarinenses da competição. Apesar de não saber precisar em números, a Confederação Brasileira da modalidade admite que a maioria dos atletas federados na entidade nacional competem por aqui, sejam eles catarinenses ou de outros estados. Por isso, tanto os Jasc quanto o Campeonato Estadual estão entre os mais fortes do país.
Mas para praticar um esporte como o tiro é preciso ter um investimento alto. Afinal, a grande maioria dos equipamentos é importado. Segundo Müller, só com a arma, que veio da Alemanha, foram investidos R$ 18 mil. Além disso, ele importa da Inglaterra a munição, da Finlândia o uniforme e da Alemanha os óculos.
— Além disso ainda é preciso obter várias licenças, principalmente para transporte do equipamento. Todas as guias precisam ser retiradas no Exército e a gente tem um limite anual também para compra de munição — explica o atleta que encerrou ontem a participação nos Jogos Abertos deste ano.
Postado por Thom Erik Syrdahl
Fonte  -  JORNAL DE SANTA CATARINA

    Nenhum comentário: