Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

6.17.4 - FINAIS 25M PISTOLA TIRO RÁPIDO - HOMENS




Considerações Iniciais.
Estamos publicando a nova regra para as Finais de Pistola Tiro Rápido, modalidade esta que foi a precursora do novo sistema das Finais, com os finalistas iniciando em igualdade de condições, todos partindo com zero (0) pontos e com o sistema de pontuação de acerto (hit) e erro (miss).
Nessa Final, destacamos duas principais alterações, que são:


  • ·         Durante o ensaio, que antes era disparado individualmente, nessa nova regra, três atletas disparam em conjunto, primeiro os finalistas que ocupam o lado esquerdo de cada conjunto de alvos (1, 3, 5) e em seguida os três do lado direito (2, 4, 6).  

  • ·        Outra alteração introduzida foi no sistema de penalização do atleta caso ele levante o braço cedo demais. Agora será necessário que pelo menos dois membros do Júri determinem que o atleta violou a regra.

Na tradução efetuada, da mesma forma como fizemos nas outras traduções, os comandos do CRO foram mantidas em Inglês, para que os atletas e Juízes fiquem familiarizados com os comandos que serão sempre em Inglês nas Copas Mundiais e demais campeonatos da ISSF.

As Finais foram traduzidas para o Português para que os atletas brasileiros tenham uma fonte de informação sobre as Finais no seu próprio idioma, também porque, o texto original em Inglês pode ser facilmente acessado no Site da ISSF.  http://www.issf-sports.org/theissf/rules/english_rulebook.ashx 

6.17.4 FINAIS – 25M PISTOLA TIRO RÁPIDO PARA HOMENS


FORMATO DAS FINAIS
As Finais de 25m Pistola de Tiro Rápido consiste de oito (8) séries de cinco (5) tiros em 4 segundos, pelo sistema de pontuação de acerto (hit) ou erro (miss) e com a eliminação dos finalistas com o menor escore, iniciando-se após a quarta série e continuando até a oitava série, com a decisão das medalhas de ouro e prata. 



ALVOS
Devem ser utilizados três (3) conjuntos de cinco (5) Alvos Eletrônicos de Pontuação (EST) a 25m. Dois finalistas são designados para cada conjunto. O posicionamento dos finalistas será designado de acordo com o Ranking da Qualificação, iniciando-se pela esquerda. A área do posto de tiro a ser utilizada em cada grupo de alvos é de 1,50m x 1,50m. Os Atletas devem se posicionar no lado esquerdo e direito do posto de tiro de tal forma que pelo menos um (1) dos pés toque na linha que demarca o lado esquerdo ou direito do posto de tiro conforme definido pela Regra 6.4.11.7



PONTUAÇÃO
O sistema de pontuação nas Finais é o de acerto (hit) e erro (miss); cada acerto conta um (1) ponto; cada erro conta como zero (0) pontos. O tamanho da zona de acerto está dentro da zona 9.7 do alvo de Pistola Tiro Rápido 25m.
O total de acertos acumulados (total do numero de acertos) nas Finais determina o ranking final, com os empates decididos de acordo com o resultado do desempate por tiro (shoot-off).




HORA DE APRESENTAÇÃO

30:00 E 15:00 Min. antes
Os Atletas devem se apresentar 30 min. antes da hora do início, com seu equipamento e roupa de competição. O Júri deve completar a checagem do equipamento o mais rápido possível depois da apresentação do atleta. Os atletas ou seus treinadores devem ser autorizados para colocar seus equipamentos, nos seus postos de tiro, incluindo munição suficiente para a prova completa das Finais, 15 minutos antes da Hora do Início. O equipamento do atleta deve incluir uma pistola reserva em condições de uso para substituir a pistola em caso de quebra (uma bandeira de segurança deve ser inserida). Caixa de arma ou contêiner de equipamentos não devem ser colocas em área de transito (FOP)








CHAMADA PARA LINHA,
PERIODE DE PREPARAÇÃO E TIROS DE ENSAIO
10:00min. antes
O CRO deverá chamar “ATHLETES TO THE LINE” dez (10) minutos antes da Hora do Início. Depois de 1 min. o CRO dará inicio ao Tempo de Preparação de dois (2) min. dando o comando de “PREPARATION BEGINS NOW”.
Depois de dois (2) minutos, o CRO dará o comando “END OF PREPARATION”.
A série de ensaio consiste de cinco (5) tiros em quatro (4) segundos. Imediatamente após o período de preparação, o CRO dará o comando “FOR THE SIGHTING SERIES, LOAD”. 30 seg. depois do comando “LOAD” o CRO chamará pelo nome os primeiros atiradores da esquerda de cada grupo de alvos, anunciando “(SOBRENOME DO ATLETA #1, SOBRENOME DO ATLETA #3, SOBRENOME DO ATLETA # 5)”. Depois do anuncio do nome dos atletas, eles devem colocar o carregador nas suas pistolas e prepararem se para disparar.
15 seg. depois de anunciado os nomes dos finalistas 1, 3, 5, o CRO comandará “ATTENTION” e acenderá a luz vermelha. Estes atletas deverão levar a arma para a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). A luz verde acenderá após sete (7) seg. Após o período de disparo de quatro (4) seg. a luz vermelha acenderá novamente por 10 a 14 seg. (enquanto os alvos são preparados para a série seguinte). Durante esse período de 10 a 14 seg., os atletas podem olhar os seus monitores.
Depois que o Oficial Técnico sinalizar que os alvos estão prontos, o CRO deve anunciar “(SOBRENOME DO ATLETA #2, SOBRENOME DO ATLETA # 4, SOBRENOME DO ATLETA #6)”. Depois que o nome dos atletas for anunciado, eles devem colocar o carregador nas suas pistolas e prepararem-se para disparar. Quinze (15) seg. mais tarde o comando de “ATTENTION” será anunciado, dando prosseguimento à sequência de tempos para essa série.
Depois dos quatro (4) seg. do período de disparos, a luz vermelha acenderá novamente por 10 a 14 seg. Durante esse período de 10 a 14 seg., os atletas podem visualizar o seus monitores.
Nenhum resultado será anunciado para as séries de ensaio. Depois que todos finalistas tenham completado suas séries de ensaio, eles devem colocar suas armas na bancada, com as bandeiras de segurança inserida, e virarem de frente para os espectadores para suas apresentações. Um Oficial do Estande deve verificar se as armas estão abertas e que não haja nenhuma capsula na câmara ou no carregador.

APRESENTAÇÃO DOS FI NALISTAS

5:00 min. antes
Depois que as armas foram checadas, o Locutor deverá apresentar os atletas, o CRO e o Membro do Júri designado de acordo com a Regra 6.17.1.11.














PROCEDIMENTOS DETALHADOS PARA COMANDOS E DISPAROS

Tiros de competição inicia aos 0:00 min.
Cada série de competição de uma Final consiste de cinco (5) tiros em quatro (4) segundos. Para cada série, todos finalistas remanescentes na competição, dispararão em separado e sucessivamente. A ordem de disparos para todas as séries será sempre da esquerda para direita.
Imediatamente após a apresentação, o CRO deverá comandar “TAKE YOURS POSITIONS”.
30 seg após a apresentação, o CRO deverá comandar “LOAD”. Depois do comando “LOAD”, os atletas terão um (1)min. para municiar dois carregadores (Regra 8.7.6.2 d não se aplica para Finais).
Apenas uma (1) vez o comando “LOAD” será anunciado antes do início da primeira série de COMPETIÇÃO. Durante toda a Final, os atletas devem continuar a municiar os carregadores conforme a necessidade.
Após o comando de “LOAD” os atletas podem realizar exercícios de mira ou tiros em seco, exceto quando outro atleta do mesmo grupo de cinco (5) alvos estiver atirando. Durante este tempo, o atleta da direita do grupo de 5 alvos pode pegar a sua arma para se preparar, mas não deve realizar exercícios de mira, de levantar o braço ou dar tiros em seco. Depois que o atleta da esquerda tenha disparado, ele deve colocar sua arma na bancada e se afastar  para traz do posto de tiro ou, não se mover enquanto o atleta da direita estiver disparando a sua série.
Um (1) min. após o comando “LOAD”, O CRO chamará o nome do primeiro atleta anunciando “(SOBRENOME DO ATLETA #1)”. Depois que o nome do atleta é anunciado, ele deve colocar o carregador na sua pistola a se preparar para atirar.
15 seg. depois de chamar o nome do primeiro atleta, o CRO dará o comando “ATTENTION” e ligar a luz vermelha. O Primeiro atleta deve levar a sua arma para a Posição de Pronto. A luz verde deve acender após um tempo de sete (7) segundos. Depois de quatro (4) seg. do período de tiro, a luz vermelha deverá acender por 10 a 14 seg. (tempo de reciclagem do alvo).
Durante o período de 10 a 14 seg., o CRO deverá informar a pontuação daquela série (ex. “FOUR HITS”).
Imediatamente depois que a pontuação do primeiro atleta é anunciada e o Oficial Técnico sinaliza que os alvos estão prontos, o CRO anunciará “(SOBRENOME DO ATLETA #2)”. 15 seg. depois, o comando de “ATTENTION”, deve ser dado e o procedimento de temporização para aquela série deve prosseguir. 
Após essa série o CRO deverá informar a pontuação.
Os demais atletas continuarão a disparar em sequencia até que todos os atletas restantes da competição tenham disparado essa série.
Haverá uma pausa de 15 a 20 seg. depois que todos os atletas tenham completado uma (1) série. Durante essa pausa, o Locutor fará comentários sobre a classificação atual dos atletas, os melhores escores, o atletas que foram eliminados, etc.
Para a segunda série, o CRO anunciará “(SOBRENOME DO ATLETA #1)” e deve continuar com esse procedimento até que todos os finalistas tenham disparado as quatro (4) séries.







ELIMINAÇÕES
Depois que todos os finalistas tenham disparado as quatro séries, o atleta com menor pontuação é eliminado (6º lugar). Um atleta será eliminado após cada série que se segue.
Após 5 séries – 5ª lugar
Após 6 séries – 4ª lugar
Após 7 séries – 3ª lugar (medalha de bronze)
Após 8 séries – 2ª e 1ª lugares (Medalhas de Prata e Ouro)
Quando um atleta é eliminado, ele deve descarregar sua pistola (remover o carregador, abrir a culatra e inserir a bandeira de segurança) e coloca-la sobre a bancada e sair do Posto de Tiro. Um Oficial do Estande deve verificar se a culatra está aberta, se o carregador foi removido e a bandeira de segurança foi colocada.




DESEMPATES
Se houver empate entre atletas com menor pontuação a serem eliminados, os atletas empatados deverão disparar serie(s) de quatro (4) seg. até que haja o desempate. Para todas as séries de desempate, o atleta da esquerda inicia.
Para a série de desempate, o CRO deverá chamar de imediato o nome do primeiro atleta anunciando “(SOBRENOME DO ATLETA #1)” e o procedimento normal de disparo se aplica. O Locutor não fará nenhum comentário até que se estabeleça o desempate.




COMPLEMENTAÇÃO DAS FINAIS
Depois que os dois últimos finalistas disparam a oitava série, e se não houver empate e nenhum protesto, o CRO deverá declarar “RESULTAS ARE FINAL”.
O Locutor deverá anunciar os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze (Regra 6.17.1.13).
Antes que qualquer Finalista ou treinador possa retirar a pistola do posto de tiro, o Oficial do Estande deve checar a pistola se a culatra está aberta com a bandeira de segurança inserida, o carregador retirado da arma e sem munição. As armas devem ser acondicionadas em suas malas (caixas) antes de serem retiradas da linha de tiro.



DISPARO FORA DO TEMPO
Se um atleta dispara um tiro fora do tempo ou não dispara nos cinco (5) alvos no tempo, ele sofrerá a dedução de um (1) acerto (hit) para cada tiro fora do tempo ou tiro não disparado, que será deduzido do escore daquela série. Esses tiros serão marcados com “OT” (out of time = fora do tempo)




POSIÇÃO DE PRONTO
(8.7.2; 8.7.3)
Se o Júri determinar que um atleta elevou o seu braço cedo demais, ou não abaixou suficientemente para Posição de Pronto, o atleta deve ser penalizado com a dedução de dois (2) pontos (hits) daquela série (cartão verde). Não haverá advertência nas Finais. Em caso de repetição, o atleta deverá ser desclassificado (cartão vermelho). Para tomar uma decisão de violação da Posição de Pronto, pelo menos dois (2) Membros do Júri devem sinalizar (ex. levantando uma bandeira ou cartão) para mostrar que um atleta levantou o braço muito rápido para que uma penalização ou desqualificação seja imposta.





FALHAS
(8,9)
Falhas ocorridas durante a série de ensaio não devem ser reivindicada ou repetida. Se uma falha ocorrer durante a série de Competição, um Oficial do Estande deve determinar se a falha é ADMISSÍVEL ou NÃO ADMISSÍVEL. Se a falha for ADMISSÍVEL, o atleta deve repetir a série e receberá o escore da série de repetição. O atleta terá 15 segundos para se aprontar para a série de repetição. Qualquer outra falha, não será permitida a repetição e os impactos mostrados serão contados.
Se a falha for NÃO ADMISSÍVEL, uma penalização de dois (2) pontos (hits) deve ser deduzida do escore daquela série.


Tradução por Thom Erik Syrdahl
Source: ISSF Website  -  English Rulebook - http://www.issf-sports.org/theissf/rules/english_rulebook.ashx

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

The two best Shooter's of ISSF of the year 2012



KIM JANGMI AND NICCO CAMPRIANI ARE THE 2012 ISSF SHOOTERS
OF THE YEAR
The Korean pistol shooter and the Italian rifle champion were elected as the best shooters of the 2012 season. The two Olympic Champions and record setters finished atop of the rankings with the votes of international journalists, athletes and coaches.
Korea's Kim Jangmi and Italy's Niccolo "Nicco" Campriani won the 2012 ISSF Shooter of the Year title. 

They were voted as the two best shooters of the year by a panel including the members of the Athletes Committee, of the Coaches Advisory Board and by the international sport press.
 

Kim Jangmi, 20, form Incheon, Korea, secured the title with 83 points, finishing in first with five points of advantage on the five-time Olympic medallist Kim Rhode of USA. This year, Kim won the 25m Pistol Women Olympic Gold medal in London, establishing a new Olympic Record go 792.4 points. During the 2012 season, she also won the 2012 ISSF World Cup FInal in Bangkok, as well as the pre-Olympic World Cup Stage in London, last April. where she set a new Final World Record of 796.9 points. Kim, who had finished in the spotlights by winning the Youth Olympic Games back in 2010, is also a skilled Air Pistol shooter, as she proved at the 2012 Asian Championships in Doha, where she pocketed the 10m Air Rifle Women Gold medal.
 

Nicco Campriani, a 1987's engineer from Italy, secured the Shooter of the Year title with 108 points, with 20 points of lead over the Belarusian Olympic Champion Martynov. Campriani reached outstanding results during the 2012 Season. Starting off with an individual Silver medal at the 2012 European Championships, he led then the ISSF Wolrd Cup Series, winning three Gold, one Silver and one Bronze medals in London, Milan and Munich. The London Games were the coronation of such  great season. There, Campriani secured Gold in the 50m Rifle 3 Positions event, and Silver in the 10m Air Rifle Men event, establishing two Olympic records in the first event, and equalling the Olympic record in the latter.
 

"This is the cherry on top of the cake. It's a great news, at the end of my best shooting season." Campriani said today.

"I owe it to the all the people who have been helping and supporting me in lead-up to the Games!"

"I am honored to be on the "podium" with such great shooters like Martynov - a true legend - and Jin - the best pistol shooter of the world. I am the first Italian Rifle or Pistol shooter to win such award, after Roberto Di Donna (who won it twice in 1994 and 1996), and that's a great achievement for me and my team."

"I did not expect it, but 2012 has been definitely my best season. I had finished in second at the 2010 Shooter of the Year election, so I knew I had a chance to win, after securing two medals at the Games." Campriani concluded.
 

The two 2012 ISSF Shooters of the Year will be awarded next year, during the 2012 ISSF World Cup Stage in Changwon, Korea.
 


The results of the 2012 ISSF Shooter of the Year election (top-10  only)
Rank
Name
Points
1
KIM, Jangmi (KOR)
83
2
RHODE, Kimberly (USA)
78
3
KOSTEVYCH, Olena (UKR)
54
4
ROSSI, Jessica (ITA )
44
5
YI, Siling (CHN)
43
6
BARTEKOVA, Danka (SVK)
27
7
PFEILSCHIFTER, Sonja (GER)
19
8
GOBERVILLE, Celine (FRA)
12
9
GALVEZ, Fatima (ESP)
7
10
GRAY, Jamie (USA)
6


Rank
Name
Points
1
CAMPRIANI, Niccolo (ITA)
108
2
MARTYNOV, Sergei (BLR)
88
3
JIN, Jongoh (KOR)
85
4
RICHMOND, Joshua (USA)
26
5
CHARHEIKA, Illia (BLR)
9
6
HANCOCK, Vincent (USA)
9
7
REITZ, Christian (GER)
7
8
ISAKOV, Vladimir (RUS)
6
9
WILSON Peter (GBR)
6
10
TAN, Zongliang (CHN)
5

Posted by Thom Erik Syrdahl
Source: ISSF Top News -  http://www.issf-sports.org/news.ashx?newsid=1776


Rule 7.5.3.4 has an error to be corrected - page 325



Attention to the new rule of Shoes dimensions, there is an error in the rule 7.5.3.4 , about the height of the shooting boots, before was dimension B +10mm and now is only dimension B. Se the rule down and wording in yellow has to be removed from the rule

In the new rule 7.5.3.6 Shoe measurement in the line C of the Table, is correct. The +10m does not appear any more.

7.5.3.4     The height of the shoe from the floor to the highest point (Dimension C, Shooting Shoe Table) must not exceed two thirds (2/3) of the length (Dimension B+10 mm).
(Example: If the shoe length is 290 mm (B) add the 10 mm (E) and the total length are counted as 300 mm, therefore the height (C) must not be more than 200 mm).193,32mm)
7.5.3.5     If an athlete wears shoes, they must be a matched pair externally.
7.5.3.6      Shoe Measurements

Athlete’s shoes must not exceed the maximum dimensions showed on the drawing and chart:


                                               Shoe figure      
 
               
A
Maximum thickness of sole at the toe: 10 mm.
B
Overall length of shoe: According to size of wearer's foot.
C
Maximum height of shoe: Not to exceed two-thirds (2/3)
length of B.
D
Upper part of shoe material maximum thickness 4 mm.
The shoe sole must follow the external curvature of the shoe and may not extend more than 5.0 mm beyond the external Dimensions of the shoe at any point. Toes or heels may not be cut square or flat

Posted by Thom Erik Syrdahl  ISSF A 423
Source - ISSF new rules, 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Christmas Greetings and Shooting Calendar for 2013




                         

                To  shooting fans and friends I wish you all a

           "Merry Christmas and Happy New Year! May you be 
         surrounded by all the things that bring Christmas cheer."

                  And I hope to see  you here in the next year    
                                       
                                 THOM ERIK SYRDAHL


From your shooting blogger and hoping to see you here next year
Therefore I’m putting down the calendar with the main events of 2013

·         March –    Acapulco – MEX     -         from 15/03  to 24/03
                        ISSF World Cup - SHOTGUN 

·         April –     Changwon – KOR     -          from 02/04 to 10/04
ISSF World Cup – RIFLE / PISTOL

·         April –      Al Ain -  UAE           -           from 15/04 to 24/04
ISSF World Cup – SHOTGUN

·         May –   Fort Benning – USA    –        from 04/05 to 13/05
ISSF World Cup -   RIFLE / PISTOL

·         May-        Munich -  GER         -          from 23/05 to 30/05
ISSF World Cup -   RIFLE / PISTOL

·         June -      Nicosia – CYP          -           from 08/06 to 17/06
ISSF World Cup – SHOTGUN

·         July -     Granada  -  ESP           -       from 03/07 to 12/07
ISSF World Cup -    RIFLE / PISTOL / SHOTGUN

·         September – Lima – PER         -       from 14/09 to 25/09
ISSF World Championship – SHOTGUN

·         October – Abu Dhabi – UAE   -     from 21/10 to 29/10
ISSF World Cup Final - SHOTGUN

·          November -  Munich GER    -     from 06/11 to 12/11
ISSF World Cup Final  -  RIFLE / PISTOL

                           EUROPEAN CHAMPIONSHIP
·         February –  Odense – DEN    -      from 25/02 to 03/03  
European Championship   10m

·         July     -     Osijek – CRO         -       from 21/07 to 04/08
European Championship   25m, 50m, 300m

·         July     -    Suhl  -  GER           -        from 28/07 to 07/08
          European Championship SHOTGUN/ RUNNING TARGET


Posted by Thom Erik Syrdahl

Sources - ISSF Calendar - http://www.issf-sports.org/calendar.ashx



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Novas Finais de Pistola 25m Mulheres




FINAIS - PISTOLA 25m - MULHERS





FORMATO DA FINAL
As Finais de 25m Pistola para Mulheres consistem de dois estágios, uma Semifinal e duas (2) Disputas de Medalhas. Toda pontuação consiste de acerto-erro (hit-miss). A Semifinal consiste de cinco (5) séries de cinco (5) tiros no estágio de Tiro
Rápido. Todas as oito (8) finalistas disparam a Semifinal. No estágio de disputa por medalhas, as atletas classificadas em primeiro e segundo lugar, na Semifinal, disputam as medalhas de Ouro e Prata enquanto que as atletas classificadas em terceiro e quarto lugares, competem pela medalha de bronze.  Cada prova de Disputa de Medalhas será realizada na base de série-por-série, nas quais, a atleta com mais acertos em cada série receberá dois pontos e em caso de empate, cada uma receberá um ponto. A vencedora da disputa de medalha deve acumular 7 pontos.  

ALVOS
Devem ser usados dois (2) conjuntos de cinco (5) alvos de Pontuação Eletrônica (EST). Na Semifinal, quatro (4) finalistas são designados para cada grupo de alvos nas posições 1-2-4-5 e 6-7-9- 10.

Os postos de Tiro na Semifinal e na Disputa de Medalhas serão designados de acordo com o resultado da Qualificação, com a atleta de maior pontuação iniciando pela esquerda.







PONTUAÇÃO
As Finalistas iniciam os dois estágios a partir do zero (0).

A Pontuação consiste em acerto e erro; cada impacto dentro da zona de pontuação será pontuado como um acerto. O tamanho da zona de pontuação começa a partir da zona 10.3 no alvo de Tiro Rápido 25m.

Durante a fase Semifinal, os resultados são cumulativos com a classificação de cada atleta determinado pelo numero total de acertos (hits) em todas as cinco (5) séries e aplicação das regras de desempate.

Durante a fase de Disputa de Medalhas, os pontos são conquistados na base de série-por-serie. A atleta que tiver mais acertos numa série receberá dois pontos. Se as duas atletas empatarem na série, cada uma receberá um (1) ponto. A atleta que chegar aos sete (7) pontos, será o vencedora, se os duas atletas chegarem aos sete (7) pontos na mesma série, elas deverão atirar series adicionais até que haja o desempate.  




HORÁRIO DE
APRESENTAÇÃO

30:00 e 15:00 min antes
As atletas devem se apresentar 30 min antes da hora do início com todo seu equipamento e roupa de competição. O Júri deve completar a verificação do equipamento o mais rápido possível após a apresentação da atleta. As atletas ou seus técnicos são autorizados a colocar seus equipamentos, inclusive a munição suficiente para completar a Final, nos seus respectivos postos de tiro, até os 15:00 min antes (não menos) do início da prova. O equipamento do atleta deve incluir uma pistola de reserva que possa ser usada para substituir uma arma quebrada (bandeira de segurança deve ser inserida na arma). Caixa de armas e containers dos equipamentos não devem ser deixadas nas áreas de circulação da linha de tiro.



CHAMADOS PARA SEUS
POSTOS
PERIODO DE PREPARAÇÃO E TIROS DE ENSAIO
Dez (10) minutos antes do início O CRO deverá chamar “ATHLETES TO THE LINE”. Depois de um (1) minuto, o CRO dará início ao período de dois (2) minutos de preparação com o comando de “PREPARATION BIGINS NOW”.

Depois dos dois (2) min., o CRO comandará “END OF PREPARATION”

A série de ensaio consiste de cinco (5) tiros disparados na mesma forma sequencial padronizada do Tiro Rápido (Regra 8.7.6.4). Imediatamente após o período de preparação, o CRO dará o comando, “FOR THE SIGHTING SERIES, LOAD”. Depois desse comando as atletas podem inserir os carregadores nas suas pistolas e prepararem-se para disparar.

60 seg. depois do comando “LOAD” o CRO dará o comando “ATTENTION” e acionara a luz vermelha. As atletas devem assumir a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). Depois de sete (7) seg. a primeira luz verde de três (3) seg. se acenderá para iniciar a série. Terminada a série, o CRO comandará “STOP... UNLOAD”.

Nenhum anúncio de pontuação será feita durante a série de ensaio. Depois do comando “STOP... UNLOAD”, as Finalistas deverão descarregar suas armas, inserir a bandeira de segurança, e colocar a arma sobre a bancada e virar de frente para os espectadores para a apresentação. Um oficial do estande deve verificar que as armas estão abertas com a bandeira de segurança inserida.
APRESENTAÇÃO DOS FINALISTAS
   5,00min. antes
Depois que as armas das atiradoras foram checadas, o Locutor fará a apresentação dos atletas, do CRO e do Membro do Júri encarregado conforme a Regra 6.17.1.11

1º ESTÁGIO DE COMPETIÇÃO

  SEMIFINAL

Os tiros de competição iniciam-     se aos 0:00 min
Imediatamente após a apresentação, o CRO dará o comando “TAKE YOUR POSITIONS”.

Em 30 seg. a primeira série de competição terá início e o CRO comandará “LOAD”. Os finalistas terão um (1) min para carregar dois (2) carregadores (Regra 8.7.6.2 d. não se aplica para as Finais).

Somente um (1) comando “LOAD” é anunciado antes do início da primeira série de COMPETIÇÃO. Durante toda a Final, as atletas devem continuar municiando seus carregadores conforme seja necessário.

Um (1) minuto depois do comando “LOAD, O CRO deverá anunciar “FIRST SERIES”... READY”. Os atletas devem inserir o carregador nas suas Pistolas e se prepararem para atirar.

Após 15 segundos o comando “READY”, o CRO dará o comando “ATTENTION” e acende a luz vermelha. As atletas deverão empunhar a arma e assumir a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). Depois de sete (7) seg. o primeiro acendimento da luz verde por três (3) seg. dará início à série rápida. Depois de completada a série, o CRO dará o comando “STOP”.

Depois do comando “STOP”, O Locutor fará comentários a respeito do ranking e pontuação dos finalistas.

30seg. depois do termino do Locutor, o CRO dará o Comando “NEXT SERIES... READY”.  Depois de 15 seg., o CRO dará o comando “ATTENTION”.

Essa sequência deverá continuar até que todos os finalistas tenham disparado as cinco (5) séries. Depois da quinta série, e se não houver empates para o segundo ou quarto lugar, o CRO comandará “STOP... UNLOAD”. O Oficial do Estande deve verificar se as armas estão abertas, os carregadores removidos e descarregados e a bandeira de segurança inserida na arma. Os atletas devem se afastar dos seus postos de tiro e deixarem suas armas nos postos.

Haverá uma pausa de aproximadamente dois (2) min. Enquanto o Oficial Técnico prepara os alvos para a Disputa de Medalhas.

Durante esse tempo, o Locutor anunciará os quatro (4) atletas eliminados assim como os atletas que seguirão a disputa pelas medalhas de Bronze e Ouro.



ELIMINAÇÕES
Depois que os Finalistas completaram as cinco (5) séries, as quatro (4) atletas pior ranqueadas, em 5º, 6º, 7º e 8º lugares serão eliminadas, de acordo com o total de acertos na Semifinal.  

As atletas classificadas em 3º e 4º lugar na Semifinal avançarão para a Disputa da Medalha de Bronze. O primeiro e segundo lugar avançará para a Disputa das Medalhas de Prata e Ouro.







DESEMPATES
Se duas ou mais atletas tiverem o mesmo resultado (total de acertos) após a Semifinal e estiverem empatados no quarto ou segundo lugar, os atletas empatados devem disparar séries adicionais de cinco (5) Tiros Rápido até que haja o desempate.

Se houver empate, o CRO anunciará imediatamente o sobrenome das atletas empatadas e orientá-las-á para a série de desempate pelos procedimentos normais de tiro. O Locutor não fará nenhum comentário até que o desempate seja resolvido.

Os empates em outras classificações da Semifinal (5º lugar em diante) serão decididos pelos resultados da última série, depois pela penúltima série, etc. Se mesmo assim não houver um desempate, as atletas empatadas serão ranqueadas conforme a classificação delas na série de Qualificação.   







2º ESTAGIO DA COMPETIÇÃO

DISPUTA DE MEDALHAS
As Provas de Medalhas iniciarão quando o Oficial Técnico der o sinal que os alvos estão prontos.

As duas atletas ocuparão os seus postos no centro de cada grupo de alvos (#3 e #8). Os postos de partida serão decididos pelo ranking de Qualificação e a atleta de maior pontuação ocupará o posto da esquerda.

Para iniciar a Prova de Medalhas, o CRO comandará “(MS FAMILY NAME AND MS FAMILY NAME)... TAKE YOUR POSITIONS”.

Depois de 30 seg., o CRO comandará “LOAD”. Depois do comando “LOAD” as atletas terão 1 minuto para municiar dois (2) carregadores

Um (1)min. depois do comando “LOAD” o CRO dará o comando “FIRST SERIES... READY”. As Atletas devem então inserir o carregador na pistola e preparar para disparar.

15seg. depois do comando “READY”, O CRO deverá comandar ATTENTION” e acender a luz vermelha. As Atletas devem levar sua arma para a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). Depois de sete (7) seg., os primeiros três (3) seg. de luz verde se acenderão, dando inicio à série de Tiro Rápido. Depois de completada a série, o CRO dará o comando de “STOP”.

Depois do comando “STOP”, O Locutor deve anunciar os pontos ganhos da seguinte forma “(SOBRENOME)... DOIS PONTOS, VANTAGEM (SOBRENOME)”. O Locutor poderá então fazer comentários sobre o status dos dois atletas na Prova.

30 seg. depois que o locutor terminar, o CRO dará o comando “NEXT SERIES... READY”. Espera 15 seg. então o CRO comanda “ATTENTION”

Essa sequencia continuará até que um atleta acumule sete (7) ou mais pontos com pelo menos um ponto de vantagem. O CRO dará o comando “STOP... UNLOAD... RESULTS ARE FINAL”. O Oficial do Estande deverá verificar se as armas estão abertas, sem carregadores e descarregados e a bandeira de segurança inserida na arma.
O Locutor anunciará o vencedor da medalha de bronze.

Haverá então uma pausa de dois (2) min. Enquanto os oficiais e atletas se preparam para Prova da Medalha de Ouro.

O mesmo procedimento será seguido para conduzir a Prova da Medalha de Ouro.

CONSIDERAÇÕES  FINAIS
Depois que o CRO declarar “RESULTS ARE FINAL” na Prova da Medalha de Ouro, o Locutor fará o anuncio imediato reconhecendo os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze.  



POSIÇÃO DE PRONTO (R.8.7.2)
Se o Júri de Competição determinar que a atleta levantou a arma cedo demais, ou não baixou o braço suficientemente, o atleta deve ser penalizado com a dedução de dois (2) acertos naquela série (cartão verde). Numa Final, nenhuma advertência deve ser dada. Em caso de reincidência o Atleta deve ser desqualificado (cartão vermelho). Para decidir uma violação da Posição Pronto, pelo menos dois Membros do Júri de Competição devem dar o sinal (ex. levantando a bandeira ou cartão) mostrando que uma atleta elevou seu braço cedo demais, uma penalidade ou desqualificação deve ser imposta.      





FALHAS DE      ARMA
(8.9.2)
Falhas ocorridas durante a série de ensaio não devem ser reclamadas ou repetidas. Se a falha ocorrer durante a série de competição, um Oficial do Estande deve determinar se a falha é ADMISSÍVEL OU NÃO ADMISSÍVEL. Se a falha for ADMISSÍVEL, a atleta deve completar a série. A atleta tem 15 seg. para ficar pronta para o complemento. Somente uma falha admissível é permitida em cada estágio da Final. Para cada falha a mais, nenhuma complementação será permitida e os acertos que estiverem registrados serão contados.

Traduzido por Thom Erik Syrdahl
Fonte, Livro de Regras da ISSF