Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Novas Finais de Pistola 25m Mulheres




FINAIS - PISTOLA 25m - MULHERS





FORMATO DA FINAL
As Finais de 25m Pistola para Mulheres consistem de dois estágios, uma Semifinal e duas (2) Disputas de Medalhas. Toda pontuação consiste de acerto-erro (hit-miss). A Semifinal consiste de cinco (5) séries de cinco (5) tiros no estágio de Tiro
Rápido. Todas as oito (8) finalistas disparam a Semifinal. No estágio de disputa por medalhas, as atletas classificadas em primeiro e segundo lugar, na Semifinal, disputam as medalhas de Ouro e Prata enquanto que as atletas classificadas em terceiro e quarto lugares, competem pela medalha de bronze.  Cada prova de Disputa de Medalhas será realizada na base de série-por-série, nas quais, a atleta com mais acertos em cada série receberá dois pontos e em caso de empate, cada uma receberá um ponto. A vencedora da disputa de medalha deve acumular 7 pontos.  

ALVOS
Devem ser usados dois (2) conjuntos de cinco (5) alvos de Pontuação Eletrônica (EST). Na Semifinal, quatro (4) finalistas são designados para cada grupo de alvos nas posições 1-2-4-5 e 6-7-9- 10.

Os postos de Tiro na Semifinal e na Disputa de Medalhas serão designados de acordo com o resultado da Qualificação, com a atleta de maior pontuação iniciando pela esquerda.







PONTUAÇÃO
As Finalistas iniciam os dois estágios a partir do zero (0).

A Pontuação consiste em acerto e erro; cada impacto dentro da zona de pontuação será pontuado como um acerto. O tamanho da zona de pontuação começa a partir da zona 10.3 no alvo de Tiro Rápido 25m.

Durante a fase Semifinal, os resultados são cumulativos com a classificação de cada atleta determinado pelo numero total de acertos (hits) em todas as cinco (5) séries e aplicação das regras de desempate.

Durante a fase de Disputa de Medalhas, os pontos são conquistados na base de série-por-serie. A atleta que tiver mais acertos numa série receberá dois pontos. Se as duas atletas empatarem na série, cada uma receberá um (1) ponto. A atleta que chegar aos sete (7) pontos, será o vencedora, se os duas atletas chegarem aos sete (7) pontos na mesma série, elas deverão atirar series adicionais até que haja o desempate.  




HORÁRIO DE
APRESENTAÇÃO

30:00 e 15:00 min antes
As atletas devem se apresentar 30 min antes da hora do início com todo seu equipamento e roupa de competição. O Júri deve completar a verificação do equipamento o mais rápido possível após a apresentação da atleta. As atletas ou seus técnicos são autorizados a colocar seus equipamentos, inclusive a munição suficiente para completar a Final, nos seus respectivos postos de tiro, até os 15:00 min antes (não menos) do início da prova. O equipamento do atleta deve incluir uma pistola de reserva que possa ser usada para substituir uma arma quebrada (bandeira de segurança deve ser inserida na arma). Caixa de armas e containers dos equipamentos não devem ser deixadas nas áreas de circulação da linha de tiro.



CHAMADOS PARA SEUS
POSTOS
PERIODO DE PREPARAÇÃO E TIROS DE ENSAIO
Dez (10) minutos antes do início O CRO deverá chamar “ATHLETES TO THE LINE”. Depois de um (1) minuto, o CRO dará início ao período de dois (2) minutos de preparação com o comando de “PREPARATION BIGINS NOW”.

Depois dos dois (2) min., o CRO comandará “END OF PREPARATION”

A série de ensaio consiste de cinco (5) tiros disparados na mesma forma sequencial padronizada do Tiro Rápido (Regra 8.7.6.4). Imediatamente após o período de preparação, o CRO dará o comando, “FOR THE SIGHTING SERIES, LOAD”. Depois desse comando as atletas podem inserir os carregadores nas suas pistolas e prepararem-se para disparar.

60 seg. depois do comando “LOAD” o CRO dará o comando “ATTENTION” e acionara a luz vermelha. As atletas devem assumir a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). Depois de sete (7) seg. a primeira luz verde de três (3) seg. se acenderá para iniciar a série. Terminada a série, o CRO comandará “STOP... UNLOAD”.

Nenhum anúncio de pontuação será feita durante a série de ensaio. Depois do comando “STOP... UNLOAD”, as Finalistas deverão descarregar suas armas, inserir a bandeira de segurança, e colocar a arma sobre a bancada e virar de frente para os espectadores para a apresentação. Um oficial do estande deve verificar que as armas estão abertas com a bandeira de segurança inserida.
APRESENTAÇÃO DOS FINALISTAS
   5,00min. antes
Depois que as armas das atiradoras foram checadas, o Locutor fará a apresentação dos atletas, do CRO e do Membro do Júri encarregado conforme a Regra 6.17.1.11

1º ESTÁGIO DE COMPETIÇÃO

  SEMIFINAL

Os tiros de competição iniciam-     se aos 0:00 min
Imediatamente após a apresentação, o CRO dará o comando “TAKE YOUR POSITIONS”.

Em 30 seg. a primeira série de competição terá início e o CRO comandará “LOAD”. Os finalistas terão um (1) min para carregar dois (2) carregadores (Regra 8.7.6.2 d. não se aplica para as Finais).

Somente um (1) comando “LOAD” é anunciado antes do início da primeira série de COMPETIÇÃO. Durante toda a Final, as atletas devem continuar municiando seus carregadores conforme seja necessário.

Um (1) minuto depois do comando “LOAD, O CRO deverá anunciar “FIRST SERIES”... READY”. Os atletas devem inserir o carregador nas suas Pistolas e se prepararem para atirar.

Após 15 segundos o comando “READY”, o CRO dará o comando “ATTENTION” e acende a luz vermelha. As atletas deverão empunhar a arma e assumir a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). Depois de sete (7) seg. o primeiro acendimento da luz verde por três (3) seg. dará início à série rápida. Depois de completada a série, o CRO dará o comando “STOP”.

Depois do comando “STOP”, O Locutor fará comentários a respeito do ranking e pontuação dos finalistas.

30seg. depois do termino do Locutor, o CRO dará o Comando “NEXT SERIES... READY”.  Depois de 15 seg., o CRO dará o comando “ATTENTION”.

Essa sequência deverá continuar até que todos os finalistas tenham disparado as cinco (5) séries. Depois da quinta série, e se não houver empates para o segundo ou quarto lugar, o CRO comandará “STOP... UNLOAD”. O Oficial do Estande deve verificar se as armas estão abertas, os carregadores removidos e descarregados e a bandeira de segurança inserida na arma. Os atletas devem se afastar dos seus postos de tiro e deixarem suas armas nos postos.

Haverá uma pausa de aproximadamente dois (2) min. Enquanto o Oficial Técnico prepara os alvos para a Disputa de Medalhas.

Durante esse tempo, o Locutor anunciará os quatro (4) atletas eliminados assim como os atletas que seguirão a disputa pelas medalhas de Bronze e Ouro.



ELIMINAÇÕES
Depois que os Finalistas completaram as cinco (5) séries, as quatro (4) atletas pior ranqueadas, em 5º, 6º, 7º e 8º lugares serão eliminadas, de acordo com o total de acertos na Semifinal.  

As atletas classificadas em 3º e 4º lugar na Semifinal avançarão para a Disputa da Medalha de Bronze. O primeiro e segundo lugar avançará para a Disputa das Medalhas de Prata e Ouro.







DESEMPATES
Se duas ou mais atletas tiverem o mesmo resultado (total de acertos) após a Semifinal e estiverem empatados no quarto ou segundo lugar, os atletas empatados devem disparar séries adicionais de cinco (5) Tiros Rápido até que haja o desempate.

Se houver empate, o CRO anunciará imediatamente o sobrenome das atletas empatadas e orientá-las-á para a série de desempate pelos procedimentos normais de tiro. O Locutor não fará nenhum comentário até que o desempate seja resolvido.

Os empates em outras classificações da Semifinal (5º lugar em diante) serão decididos pelos resultados da última série, depois pela penúltima série, etc. Se mesmo assim não houver um desempate, as atletas empatadas serão ranqueadas conforme a classificação delas na série de Qualificação.   







2º ESTAGIO DA COMPETIÇÃO

DISPUTA DE MEDALHAS
As Provas de Medalhas iniciarão quando o Oficial Técnico der o sinal que os alvos estão prontos.

As duas atletas ocuparão os seus postos no centro de cada grupo de alvos (#3 e #8). Os postos de partida serão decididos pelo ranking de Qualificação e a atleta de maior pontuação ocupará o posto da esquerda.

Para iniciar a Prova de Medalhas, o CRO comandará “(MS FAMILY NAME AND MS FAMILY NAME)... TAKE YOUR POSITIONS”.

Depois de 30 seg., o CRO comandará “LOAD”. Depois do comando “LOAD” as atletas terão 1 minuto para municiar dois (2) carregadores

Um (1)min. depois do comando “LOAD” o CRO dará o comando “FIRST SERIES... READY”. As Atletas devem então inserir o carregador na pistola e preparar para disparar.

15seg. depois do comando “READY”, O CRO deverá comandar ATTENTION” e acender a luz vermelha. As Atletas devem levar sua arma para a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). Depois de sete (7) seg., os primeiros três (3) seg. de luz verde se acenderão, dando inicio à série de Tiro Rápido. Depois de completada a série, o CRO dará o comando de “STOP”.

Depois do comando “STOP”, O Locutor deve anunciar os pontos ganhos da seguinte forma “(SOBRENOME)... DOIS PONTOS, VANTAGEM (SOBRENOME)”. O Locutor poderá então fazer comentários sobre o status dos dois atletas na Prova.

30 seg. depois que o locutor terminar, o CRO dará o comando “NEXT SERIES... READY”. Espera 15 seg. então o CRO comanda “ATTENTION”

Essa sequencia continuará até que um atleta acumule sete (7) ou mais pontos com pelo menos um ponto de vantagem. O CRO dará o comando “STOP... UNLOAD... RESULTS ARE FINAL”. O Oficial do Estande deverá verificar se as armas estão abertas, sem carregadores e descarregados e a bandeira de segurança inserida na arma.
O Locutor anunciará o vencedor da medalha de bronze.

Haverá então uma pausa de dois (2) min. Enquanto os oficiais e atletas se preparam para Prova da Medalha de Ouro.

O mesmo procedimento será seguido para conduzir a Prova da Medalha de Ouro.

CONSIDERAÇÕES  FINAIS
Depois que o CRO declarar “RESULTS ARE FINAL” na Prova da Medalha de Ouro, o Locutor fará o anuncio imediato reconhecendo os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze.  



POSIÇÃO DE PRONTO (R.8.7.2)
Se o Júri de Competição determinar que a atleta levantou a arma cedo demais, ou não baixou o braço suficientemente, o atleta deve ser penalizado com a dedução de dois (2) acertos naquela série (cartão verde). Numa Final, nenhuma advertência deve ser dada. Em caso de reincidência o Atleta deve ser desqualificado (cartão vermelho). Para decidir uma violação da Posição Pronto, pelo menos dois Membros do Júri de Competição devem dar o sinal (ex. levantando a bandeira ou cartão) mostrando que uma atleta elevou seu braço cedo demais, uma penalidade ou desqualificação deve ser imposta.      





FALHAS DE      ARMA
(8.9.2)
Falhas ocorridas durante a série de ensaio não devem ser reclamadas ou repetidas. Se a falha ocorrer durante a série de competição, um Oficial do Estande deve determinar se a falha é ADMISSÍVEL OU NÃO ADMISSÍVEL. Se a falha for ADMISSÍVEL, a atleta deve completar a série. A atleta tem 15 seg. para ficar pronta para o complemento. Somente uma falha admissível é permitida em cada estágio da Final. Para cada falha a mais, nenhuma complementação será permitida e os acertos que estiverem registrados serão contados.

Traduzido por Thom Erik Syrdahl
Fonte, Livro de Regras da ISSF

Um comentário:

Fernanda Ramos disse...

Gostei das novas regras!