Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

Minha foto

Sou uma pessoa de facil relacionamento, tenho facilidade de trabalhar em grupo, sou otimista e gosto de festas.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

6.17.4 - FINAIS 25M PISTOLA TIRO RÁPIDO - HOMENS




Considerações Iniciais.
Estamos publicando a nova regra para as Finais de Pistola Tiro Rápido, modalidade esta que foi a precursora do novo sistema das Finais, com os finalistas iniciando em igualdade de condições, todos partindo com zero (0) pontos e com o sistema de pontuação de acerto (hit) e erro (miss).
Nessa Final, destacamos duas principais alterações, que são:


  • ·         Durante o ensaio, que antes era disparado individualmente, nessa nova regra, três atletas disparam em conjunto, primeiro os finalistas que ocupam o lado esquerdo de cada conjunto de alvos (1, 3, 5) e em seguida os três do lado direito (2, 4, 6).  

  • ·        Outra alteração introduzida foi no sistema de penalização do atleta caso ele levante o braço cedo demais. Agora será necessário que pelo menos dois membros do Júri determinem que o atleta violou a regra.

Na tradução efetuada, da mesma forma como fizemos nas outras traduções, os comandos do CRO foram mantidas em Inglês, para que os atletas e Juízes fiquem familiarizados com os comandos que serão sempre em Inglês nas Copas Mundiais e demais campeonatos da ISSF.

As Finais foram traduzidas para o Português para que os atletas brasileiros tenham uma fonte de informação sobre as Finais no seu próprio idioma, também porque, o texto original em Inglês pode ser facilmente acessado no Site da ISSF.  http://www.issf-sports.org/theissf/rules/english_rulebook.ashx 

6.17.4 FINAIS – 25M PISTOLA TIRO RÁPIDO PARA HOMENS


FORMATO DAS FINAIS
As Finais de 25m Pistola de Tiro Rápido consiste de oito (8) séries de cinco (5) tiros em 4 segundos, pelo sistema de pontuação de acerto (hit) ou erro (miss) e com a eliminação dos finalistas com o menor escore, iniciando-se após a quarta série e continuando até a oitava série, com a decisão das medalhas de ouro e prata. 



ALVOS
Devem ser utilizados três (3) conjuntos de cinco (5) Alvos Eletrônicos de Pontuação (EST) a 25m. Dois finalistas são designados para cada conjunto. O posicionamento dos finalistas será designado de acordo com o Ranking da Qualificação, iniciando-se pela esquerda. A área do posto de tiro a ser utilizada em cada grupo de alvos é de 1,50m x 1,50m. Os Atletas devem se posicionar no lado esquerdo e direito do posto de tiro de tal forma que pelo menos um (1) dos pés toque na linha que demarca o lado esquerdo ou direito do posto de tiro conforme definido pela Regra 6.4.11.7



PONTUAÇÃO
O sistema de pontuação nas Finais é o de acerto (hit) e erro (miss); cada acerto conta um (1) ponto; cada erro conta como zero (0) pontos. O tamanho da zona de acerto está dentro da zona 9.7 do alvo de Pistola Tiro Rápido 25m.
O total de acertos acumulados (total do numero de acertos) nas Finais determina o ranking final, com os empates decididos de acordo com o resultado do desempate por tiro (shoot-off).




HORA DE APRESENTAÇÃO

30:00 E 15:00 Min. antes
Os Atletas devem se apresentar 30 min. antes da hora do início, com seu equipamento e roupa de competição. O Júri deve completar a checagem do equipamento o mais rápido possível depois da apresentação do atleta. Os atletas ou seus treinadores devem ser autorizados para colocar seus equipamentos, nos seus postos de tiro, incluindo munição suficiente para a prova completa das Finais, 15 minutos antes da Hora do Início. O equipamento do atleta deve incluir uma pistola reserva em condições de uso para substituir a pistola em caso de quebra (uma bandeira de segurança deve ser inserida). Caixa de arma ou contêiner de equipamentos não devem ser colocas em área de transito (FOP)








CHAMADA PARA LINHA,
PERIODE DE PREPARAÇÃO E TIROS DE ENSAIO
10:00min. antes
O CRO deverá chamar “ATHLETES TO THE LINE” dez (10) minutos antes da Hora do Início. Depois de 1 min. o CRO dará inicio ao Tempo de Preparação de dois (2) min. dando o comando de “PREPARATION BEGINS NOW”.
Depois de dois (2) minutos, o CRO dará o comando “END OF PREPARATION”.
A série de ensaio consiste de cinco (5) tiros em quatro (4) segundos. Imediatamente após o período de preparação, o CRO dará o comando “FOR THE SIGHTING SERIES, LOAD”. 30 seg. depois do comando “LOAD” o CRO chamará pelo nome os primeiros atiradores da esquerda de cada grupo de alvos, anunciando “(SOBRENOME DO ATLETA #1, SOBRENOME DO ATLETA #3, SOBRENOME DO ATLETA # 5)”. Depois do anuncio do nome dos atletas, eles devem colocar o carregador nas suas pistolas e prepararem se para disparar.
15 seg. depois de anunciado os nomes dos finalistas 1, 3, 5, o CRO comandará “ATTENTION” e acenderá a luz vermelha. Estes atletas deverão levar a arma para a Posição de Pronto (Regra 8.7.2). A luz verde acenderá após sete (7) seg. Após o período de disparo de quatro (4) seg. a luz vermelha acenderá novamente por 10 a 14 seg. (enquanto os alvos são preparados para a série seguinte). Durante esse período de 10 a 14 seg., os atletas podem olhar os seus monitores.
Depois que o Oficial Técnico sinalizar que os alvos estão prontos, o CRO deve anunciar “(SOBRENOME DO ATLETA #2, SOBRENOME DO ATLETA # 4, SOBRENOME DO ATLETA #6)”. Depois que o nome dos atletas for anunciado, eles devem colocar o carregador nas suas pistolas e prepararem-se para disparar. Quinze (15) seg. mais tarde o comando de “ATTENTION” será anunciado, dando prosseguimento à sequência de tempos para essa série.
Depois dos quatro (4) seg. do período de disparos, a luz vermelha acenderá novamente por 10 a 14 seg. Durante esse período de 10 a 14 seg., os atletas podem visualizar o seus monitores.
Nenhum resultado será anunciado para as séries de ensaio. Depois que todos finalistas tenham completado suas séries de ensaio, eles devem colocar suas armas na bancada, com as bandeiras de segurança inserida, e virarem de frente para os espectadores para suas apresentações. Um Oficial do Estande deve verificar se as armas estão abertas e que não haja nenhuma capsula na câmara ou no carregador.

APRESENTAÇÃO DOS FI NALISTAS

5:00 min. antes
Depois que as armas foram checadas, o Locutor deverá apresentar os atletas, o CRO e o Membro do Júri designado de acordo com a Regra 6.17.1.11.














PROCEDIMENTOS DETALHADOS PARA COMANDOS E DISPAROS

Tiros de competição inicia aos 0:00 min.
Cada série de competição de uma Final consiste de cinco (5) tiros em quatro (4) segundos. Para cada série, todos finalistas remanescentes na competição, dispararão em separado e sucessivamente. A ordem de disparos para todas as séries será sempre da esquerda para direita.
Imediatamente após a apresentação, o CRO deverá comandar “TAKE YOURS POSITIONS”.
30 seg após a apresentação, o CRO deverá comandar “LOAD”. Depois do comando “LOAD”, os atletas terão um (1)min. para municiar dois carregadores (Regra 8.7.6.2 d não se aplica para Finais).
Apenas uma (1) vez o comando “LOAD” será anunciado antes do início da primeira série de COMPETIÇÃO. Durante toda a Final, os atletas devem continuar a municiar os carregadores conforme a necessidade.
Após o comando de “LOAD” os atletas podem realizar exercícios de mira ou tiros em seco, exceto quando outro atleta do mesmo grupo de cinco (5) alvos estiver atirando. Durante este tempo, o atleta da direita do grupo de 5 alvos pode pegar a sua arma para se preparar, mas não deve realizar exercícios de mira, de levantar o braço ou dar tiros em seco. Depois que o atleta da esquerda tenha disparado, ele deve colocar sua arma na bancada e se afastar  para traz do posto de tiro ou, não se mover enquanto o atleta da direita estiver disparando a sua série.
Um (1) min. após o comando “LOAD”, O CRO chamará o nome do primeiro atleta anunciando “(SOBRENOME DO ATLETA #1)”. Depois que o nome do atleta é anunciado, ele deve colocar o carregador na sua pistola a se preparar para atirar.
15 seg. depois de chamar o nome do primeiro atleta, o CRO dará o comando “ATTENTION” e ligar a luz vermelha. O Primeiro atleta deve levar a sua arma para a Posição de Pronto. A luz verde deve acender após um tempo de sete (7) segundos. Depois de quatro (4) seg. do período de tiro, a luz vermelha deverá acender por 10 a 14 seg. (tempo de reciclagem do alvo).
Durante o período de 10 a 14 seg., o CRO deverá informar a pontuação daquela série (ex. “FOUR HITS”).
Imediatamente depois que a pontuação do primeiro atleta é anunciada e o Oficial Técnico sinaliza que os alvos estão prontos, o CRO anunciará “(SOBRENOME DO ATLETA #2)”. 15 seg. depois, o comando de “ATTENTION”, deve ser dado e o procedimento de temporização para aquela série deve prosseguir. 
Após essa série o CRO deverá informar a pontuação.
Os demais atletas continuarão a disparar em sequencia até que todos os atletas restantes da competição tenham disparado essa série.
Haverá uma pausa de 15 a 20 seg. depois que todos os atletas tenham completado uma (1) série. Durante essa pausa, o Locutor fará comentários sobre a classificação atual dos atletas, os melhores escores, o atletas que foram eliminados, etc.
Para a segunda série, o CRO anunciará “(SOBRENOME DO ATLETA #1)” e deve continuar com esse procedimento até que todos os finalistas tenham disparado as quatro (4) séries.







ELIMINAÇÕES
Depois que todos os finalistas tenham disparado as quatro séries, o atleta com menor pontuação é eliminado (6º lugar). Um atleta será eliminado após cada série que se segue.
Após 5 séries – 5ª lugar
Após 6 séries – 4ª lugar
Após 7 séries – 3ª lugar (medalha de bronze)
Após 8 séries – 2ª e 1ª lugares (Medalhas de Prata e Ouro)
Quando um atleta é eliminado, ele deve descarregar sua pistola (remover o carregador, abrir a culatra e inserir a bandeira de segurança) e coloca-la sobre a bancada e sair do Posto de Tiro. Um Oficial do Estande deve verificar se a culatra está aberta, se o carregador foi removido e a bandeira de segurança foi colocada.




DESEMPATES
Se houver empate entre atletas com menor pontuação a serem eliminados, os atletas empatados deverão disparar serie(s) de quatro (4) seg. até que haja o desempate. Para todas as séries de desempate, o atleta da esquerda inicia.
Para a série de desempate, o CRO deverá chamar de imediato o nome do primeiro atleta anunciando “(SOBRENOME DO ATLETA #1)” e o procedimento normal de disparo se aplica. O Locutor não fará nenhum comentário até que se estabeleça o desempate.




COMPLEMENTAÇÃO DAS FINAIS
Depois que os dois últimos finalistas disparam a oitava série, e se não houver empate e nenhum protesto, o CRO deverá declarar “RESULTAS ARE FINAL”.
O Locutor deverá anunciar os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze (Regra 6.17.1.13).
Antes que qualquer Finalista ou treinador possa retirar a pistola do posto de tiro, o Oficial do Estande deve checar a pistola se a culatra está aberta com a bandeira de segurança inserida, o carregador retirado da arma e sem munição. As armas devem ser acondicionadas em suas malas (caixas) antes de serem retiradas da linha de tiro.



DISPARO FORA DO TEMPO
Se um atleta dispara um tiro fora do tempo ou não dispara nos cinco (5) alvos no tempo, ele sofrerá a dedução de um (1) acerto (hit) para cada tiro fora do tempo ou tiro não disparado, que será deduzido do escore daquela série. Esses tiros serão marcados com “OT” (out of time = fora do tempo)




POSIÇÃO DE PRONTO
(8.7.2; 8.7.3)
Se o Júri determinar que um atleta elevou o seu braço cedo demais, ou não abaixou suficientemente para Posição de Pronto, o atleta deve ser penalizado com a dedução de dois (2) pontos (hits) daquela série (cartão verde). Não haverá advertência nas Finais. Em caso de repetição, o atleta deverá ser desclassificado (cartão vermelho). Para tomar uma decisão de violação da Posição de Pronto, pelo menos dois (2) Membros do Júri devem sinalizar (ex. levantando uma bandeira ou cartão) para mostrar que um atleta levantou o braço muito rápido para que uma penalização ou desqualificação seja imposta.





FALHAS
(8,9)
Falhas ocorridas durante a série de ensaio não devem ser reivindicada ou repetida. Se uma falha ocorrer durante a série de Competição, um Oficial do Estande deve determinar se a falha é ADMISSÍVEL ou NÃO ADMISSÍVEL. Se a falha for ADMISSÍVEL, o atleta deve repetir a série e receberá o escore da série de repetição. O atleta terá 15 segundos para se aprontar para a série de repetição. Qualquer outra falha, não será permitida a repetição e os impactos mostrados serão contados.
Se a falha for NÃO ADMISSÍVEL, uma penalização de dois (2) pontos (hits) deve ser deduzida do escore daquela série.


Tradução por Thom Erik Syrdahl
Source: ISSF Website  -  English Rulebook - http://www.issf-sports.org/theissf/rules/english_rulebook.ashx
Postar um comentário