Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Débora Campos mira o pódio dos Jogos Paralímpicos 2016

A atleta de tiro esportivo treina seis dias da semana em busca do ouro



Débora Campos mira o pódio dos Jogos Paralímpicos 2016
Foto: MPIX

Débora Campos, paratleta brasileira de tiro esportivo, não sabe ao certo quantas medalhas já conquistou em campeonatos passados, mas afirma com precisão as expectativas para os Jogos Rio2016: ser a melhor mulher da prova mista que participará. Além de ser pentacampeã brasileira em Pistola de Ar-feminino e recordista estadual, brasileira e das Américas na modalidade, ela é forte candidata ao pódio nas Paralimpíadas deste ano.
A quase um mês para o início dos Jogos, Débora dedica seis dias da semana aos treinos. Às quartas e sextas-feiras, ela exercita a parte física, enquanto terças, quintas, sábados e domingos são destinados apenas ao tiro. Essa rotina intensa é para participar de duas provas: Pistola de ar 10m-feminino e Pistola Sport 25m-misto.
O interesse de Débora pelo tiro surgiu depois dela ter sido atropelada, aos 11 anos de idade. Devido a uma infecção óssea, a atleta teve a perna amputada e, por isso, ficou um período sem sair de casa. Como distração, a então menina começou a brincar com uma espingarda:
– Meu pai pegou uma espingarda de chumbinho emprestada de um amigo e eu acabei brincando com ela, mirando nas plantas de minha mãe. Foi daí que surgiu o interesse pelo tiro – explicou ela.
No entanto, apenas 22 anos depois, em 2009, teve a oportunidade de conhecer o Tiro como esporte. Durante uma conversa com um amigo, presidente de um clube de esporte adaptado, Débora decidiu participar de um campeonato brasileiro que aconteceria em 30 dias. Apesar de nunca ter manuseado uma arma de competição, ela ficou em primeiro lugar na disputa.

– Decidi participar desse campeonato brasileiro, mesmo sem nunca ter visto uma arma de competição antes. Muitos me acharam louca e disseram que eu seria humilhada. Não me importei e fui até o fim com minha decisão. Não desisti e fui campeã brasileira! – afirmou.
Débora ganhou o Prêmio Paralímpicos 2015. Foto: Arquivo pessoal
Débora ganhou o Prêmio Paralímpicos 2015. Foto: Arquivo pessoal
Hoje, aos 40 anos de idade, Débora planeja escrever um livro. A atleta gostaria de mostrar como o esporte impactou a trajetória de vida dela, graças à persistência e superação.
– Há algum tempo tenho o sonho de escrever minha história. Eu sempre digo que o esporte mudou a minha vida. Tive a oportunidade de conhecer outros países, culturas e, como atleta, aprendi a ter a disciplina e a paciência que antes eu não tinha. Mas o melhor de tudo: voltando de uma competição na Austrália, conheci o meu amor, que atualmente é meu treinador (risos)! Hoje faço parte da história do Tiro Esportivo. Se nós desistirmos no primeiro obstáculo, podemos perder muitas coisas boas que nos esperam – finalizou ela, sorrind


Postado por Thom Erik Syrdahl
Fonte - http://noticiarioparalimpico.com.br/2016/08/debora-campos-mira-o-podio-dos-jogos-
paralimpicos-2016/

Nenhum comentário: