Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo

A CBTE é a entidade responsável pelo Tiro Esportivo no Brasil.

O tiro foi lançado como esporte no século XVI. As primeiras competições entre clubes na Europa aconteciam no primeiro dia do ano, em feriados religiosos e outras ocasiões especiais. Os vencedores recebiam prêmios em dinheiro e ouro.
Esta atividade esportiva chegou ao Brasil através da imigração Alemã no século XIX. Em 10 de março de 1899 na cidade do Rio Grande - RS, foi criado o Tiro Nacional, entidade que passaria a congregar as Sociedades de Tiro. Com o Decreto número 1503, de 5 de setembro de 1906, foi criada a Confederação do Tiro Brasileiro. Em 1907, oito nações formaram a União Internacional de Tiro (UIT). Em 15 de maio de 1914, na Rua Fonte da Saudade na Lagoa Rodrigues de Freitas, Rio de Janeiro, foi criado o Revólver Club. Em 1924, o Brasil se filia a UIT. Em 28 de novembro de 1947, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, foi criada a Confederação Brasileira de Tiro ao Alvo, CBTA, que teve como seu primeiro presidente Dr. Afrânio Antônio da Costa. Na década de 90 passou pela denominação Confederação Brasileira de Tiro. Em 1998 em Barcelona, por ocasião do 47º Campeonato Mundial, a UIT seguindo uma tendência mundial de culto ao esporte passou a denominar-se International Shooting Sport Federation (ISSF). Em 1 de dezembro de 1999, em Curitiba - PR, a CBT passou a denominar-se Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, CBTE.
No dia 30 de abril de 2000 foi inaugurada a sede própria que está situada a Rua Miguel Couto, 105/sala 922 - Centro - Rio de Janeiro - RJ.

Nenhum comentário: