Juiz Internacional de Tiro Esportivo, completando agora em janeiro, 40 anos de atividade.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uma regra de tiro que deve ser conhecida e lembrada pelos atletas

Chamo atenção para uma regra que parece tão insignificante mas que pode perturbar a concentração, criando uma situação de stress para o atirador pelo fato dele ser advertido logo no início de uma prova.

O atirador ao chegar ao seu posto, verifica que o mesmo está empoeirado ou simplismente sujo e resolve passar um pano para limpa-lo. Se o fizer sem a autorização de um Juiz, ele poderá ser advertido.

O que diz a Regra:- Na realidade são duas, uma complementando a outra, a primeira fazendo partre do Regulamento Geral e a outra no regulamento de Rifle: Copiarei as duas direto do regulamento em Inglês e posteriormente  comentárei as duas.


6.3.6.3.5    It is prohibited to put any substance on the floor of the Firing Point.
                  It is prohibited to wipe the firing point without permission.

A regra acima avisa que é proibido passar qualquer substância no piso do posto de Tiro.
Proibe que passe um pano para limpar o piso sem autorização.

7.4.7.6      No Velcro, sticky substance, liquid, or spray may be applied to the outside
                   or inside of the jacket, pads or shoes and/or floor or equipment. Roughening
                   the material of the jacket is permitted. Violations will be according to the rules                            


                  Nessa segunda regra, que complementa a outra, a palavra piso aparece quase que imperceptível, no meio de outros objetos e equipamentos de tiro.
Veja o que diz: É proibido a aplicação de Velcro, substâncias grudentas ou pulverizar liquido na parte externa ou interna do casaco, enchimentos da roupa, nos sapatos e ou no piso ou equipamentos. É permitido lichar o casaco para torna-lo áspero. Violações a essas regras serão penalizadas conforme o regulamento.
Comentário: essa regra foi criada para impedir que atletas passassem alguma substância grudenta (coca cola por exemplo) no piso do posto de Tiro ou na sola do sapato, para evitar que o pé se movesse durante o disparo.
Portanto, um gesto aparentemente inocente poderia encobrir uma forma ilícita de um atleta obter vantagens em relação aos demais competidores.






Nenhum comentário: